Vocabulários controlados na representação e recuperação da informação em repositórios brasileiros

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Jessica Beatriz Tolare

Resumo


Introdução: O objetivo do controle de vocabulário é a consistência na representação e na recuperação de modo a evitar a dispersão de recursos informacionais relacionados aos termos do vocabulário controlado. Repositórios digitais são, atualmente, recursos de fundamental importância na organização e gestão do conhecimento cujos recursos de informação, além de armazenados e preservados, precisam ser acessados e recuperados sem inconsistências. Para isso, é importante verificar a incorporação de tipos de vocabulário controlado em repositórios universitários nos processos de representação e recuperação. Objetivo: Esta pesquisa propõe a investigação sobre vocabulários controlados em repositórios com o objetivo de verificar recursos de interface de busca e navegação para identificar a incorporação de tipos de vocabulários controlados na representação e recuperação da informação. Metodologia: Análise documental, por meio de pesquisa eletrônica, para levantamento de repositórios e pesquisa exploratória para análise dos recursos de interface para identificação de tipos de vocabulários controlados utilizados na representação e recuperação da informação com base em parâmetros obtidos na fundamentação teórica. Resultados: A análise das interfaces de busca de 86 repositórios brasileiros revelou que os vocabulários controlados foram, de modo geral, incorporados à representação e recuperação quanto aos seguintes tipos: tesauros (6 repositórios), listas classificadas (8), taxonomias (7) e listas de termos em ordem alfabética (70). Os metadados incluem palavras-chave da linguagem natural e termos de vocabulários controlados em 56 repositórios. Conclusões: As listas de termos em ordem alfabética utilizadas para busca por assuntos nas interfaces de navegação necessitam incorporar a função de controle de vocabulário mediante a integração das palavras-chaves com os termos dos vocabulários controlados e obter consistência na recuperação.


Palavras-chave


Vocabulários controlados. Repositórios institucionais universitários Controle de vocabulário. Representação da informação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n2p93

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional