Um olhar dos estudantes do curso de Biblioteconomia acerca do que são dados, informações e conhecimentos

Cristiano Moreira, Joana Carlos Beira, Marlene Oliveira

Resumo


Introdução: Toda área do conhecimento possui seus termos e conceitos que são empregados para definir determinada ocorrência de um fato ou objeto específico. Devido à proximidade da Ciência da informação, Gestão do conhecimento e Biblioteconomia, alguns termos podem ter definições diferentes para descreverem o mesmo objeto. Objetivo: Sob essa ótica, buscou-se, no presente estudo, elucidar a seguinte inquietação: Quais as percepções dos discentes do curso de Biblioteconomia sobre o que é dado, informação e conhecimento? Metodologia: Para obter resposta a essa indagação, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que se classifica como descritiva, em que se fez uso de um estudo bibliográfico acerca dos assuntos que norteiam essa temática, bem como da aplicação de um survey a discentes brasileiros e moçambicanos do curso de Biblioteconomia. Resultados: Foram obtidas 58 respostas válidas e, por meio das análises, foi possível verificar que não existe um consenso sobre as definições fornecidas, visto que os entrevistados acreditam que a inexistência de concordância pode vir a prejudicar o desenvolvimento profissional e acadêmico na área. Conclusão: Levando em consideração o quantitativo de respostas, se conclui que existe a necessidade de se realizar uma harmonização sobre alguns termos e conceitos adotados na C.I.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p484

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional