A Gestão do Conhecimento holística: análise de aderência do modelo da TransCelerate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p346

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Paradigma Holístico, Gestão do Conhecimento Holística, TransCelerate, Análise de Conteúdo

Resumo

Introdução: A Gestão do Conhecimento holística é um ajustamento do gerenciamento do conhecimento ao paradigma holístico que apregoa uma abordagem científica, alternativa e necessária, para o desenvolvimento de modelos de Gestão do Conhecimento. Entretanto, um modelo de gerenciamento do conhecimento, atinente aos preceitos desse paradigma, apresenta-se como uma lacuna científica. Objetivo: Analisar a aderência do modelo de gerenciamento do conhecimento da TransCelerate a Gestão do Conhecimento holística. Metodologia: A Análise de Conteúdo qualitativa é utilizada para examinar o referido modelo e a abordagem quantitativa é empregada para evidenciar o percentil de adesão dessa estrutura a Gestão do Conhecimento holística. Resultados: O modelo da TransCelerate adere-se em 84,6 pontos percentuais às dimensões da Gestão do Conhecimento holística, revelando que um modelo com esta envergadura ainda não foi atingido. Conclusões: Perante ao modelo analisado, infere-se que a lacuna de um modelo holístico permanece. Todavia, esse resultado não é conclusivo, pois apenas um modelo foi analisado. Desse modo, a análise de outros modelos de Gestão do Conhecimento, bem como o desenvolvimento de uma estrutura holística, ambos considerando as dimensões apresentadas nesta pesquisa, são sugestões de pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Fabio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade FUMEC

Pós-doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação pela Universidade Paul Sabatier/IUT/Toulouse III (2008). Doutorado em Ciência da Informação - IBICT/CNPq-ECO-UFRJ (2001) com Doutorado Sanduíche em Sociologie pelo Centre d'Études des Mouvements Sociaux (1999). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974). Atualmente é professor e pesquisador permanente da Universidade FUMEC em cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu e é sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e Professora Colaboradora do Programa de pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Maria Pereira Cardoso, Universidade FUMEC

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969), com mestrado na mesma área e instituição (1981) e doutorado em Ciências/ Comunicação pela Universidade de São Paulo (1990). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC, onde integra o Laboratório de Acesso à Informação e ao Conhecimento - LAIC.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

Corrêa, F., Pinheiro, M. M. K., & Cardoso, A. M. P. (2020). A Gestão do Conhecimento holística: análise de aderência do modelo da TransCelerate. Informação & Informação, 25(1), 346–372. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p346

Edição

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Artigos