Auditoria Governamental no Poder Executivo Federal: proposição de requisitos para um modelo de gestão de papéis de trabalho

Vanessa Murta Rezende, Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Resumo


Introdução: A gestão de documentos e a importância de sua implementação na organização dos papéis de trabalho em processos de Auditorias Governamentais é o tema dessa pesquisa. As auditorias são executadas por meio de diversos documentos, estejam eles em qualquer suporte, momento do ciclo de vida e até mesmo em qualquer “idade”. Objetivo: Neste contexto, o estudo apresenta uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação cujo objetivo é propor requisitos arquivísticos para um modelo de gestão de papéis de trabalho de auditorias governamentais. O modelo pretende prover os órgãos públicos de subsídios teóricos da Arquivologia para uma melhor performance frente às auditorias, contribuindo, dessa forma, para um aprimoramento da gestão pública. Metodologia: Para seu desenvolvimento, serão realizadas: revisão da literatura, análise de documentos, entrevistas e aplicação de instrumentos da metodologia pesquisa-ação.  O estudo dar-se-á no Ministério da Saúde, com a colaboração de servidores, arquivistas e auditores do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Resultados esperados: Espera-se que, como resultado, a pesquisa consiga propor um modelo de gestão dos papéis de trabalho que irá auxiliar na organização da informação dos órgãos auditados e auditores, contribuindo, dessa forma, para um aprimoramento da gestão pública. Conclusão: A pesquisa apresenta relevância quanto ao tema e pela constatação de que ainda são escassos, na literatura arquivística, trabalhos que discutem a gestão de documentos em processos de auditoria governamental, o que impacta na governança e no compliance, apesar de os documentos serem o principal insumo e subsídio comprobatório utilizado nestes processos.


Palavras-chave


Arquivologia. Auditoria Governamental. Controle Interno. Gestão de Documentos. Papéis de Trabalho.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p302

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional