Da fundamentação ontológica à representação de processos clínicos: uma abordagem teórica

Elisângela Cristina Aganette, Livia Marangon Duffles Teixeira

Resumo


Introdução: Gerenciar problemas relativos à organização da informação é uma tarefa árdua e dispendiosa, uma vez que demandam conhecimentos específicos, metodologias apropriadas e ferramentas adequadas. Neste contexto, as ontologias e a modelagem de processos tem se destacado. Aliadas, é uma alternativa para alcançar a interoperabilidade entre sistemas. Objetivo: Diante disso, o presente artigo busca apresentar uma fundamentação filosófica, ontológica e em gestão relativa a processos, e evidenciar que tais fundamentos são capazes de sustentar a necessidade de melhorias em modelagem. Metodologia: Para tal, apresenta-se uma contextualização teórica sobre processos no âmbito filosófico, em gestão corporativa, em ontologias de domínio e, contextualiza o corpo teórico em gestão de processos clínicos. Resultado: Como resultado, o artigo evidencia o avanço do entendimento dos processos em diferentes âmbitos de aplicação. Com o avançar da pesquisa, espera-se identificar nos processos as suas características essenciais e sua adequada categorização. Por meio das notações, os processos apresentarão subsídios para a representação da realidade e das entidades processuais a eles relacionadas. Os processos clínicos, objetivo final da pesquisa em andamento, se desenvolvem no contexto da saúde e se referem à rotina em clínicas, ambulatórios, hospitais ou até mesmo atividades administrativas. Esses processos são caracterizados pelo envolvimento com prestação de cuidados envolvendo vidas, onde o tempo é algo precioso para tomada de decisão. Conclusões: Espera-se que os desdobramentos proporcionados por este estudo sejam utilizados como fundamentação teórica para a utilização de ontologias orientadas a processos no ambiente clínico, contribuindo para o seu desenvolvimento no campo da Ciência da Informação.


Palavras-chave


Ontologias; Gestão de Processos de Negócios; Modelagem de Processos; Representação da Informação; Organização da Informação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n2p234

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional