Cartas de leitores como espaços privilegiados de apropriação da informação e dos efeitos de sentido.

Tamara de Souza Brandão Guaraldo

Resumo


RESUMO
Introdução: Este artigo debate o conceito de apropriação da informação apoiado em pesquisa bibliográfica e discussão crítica de trabalhos publicados sobre a seção cartas de leitores de jornais impressos. Nas seguintes bases de dados da internet: Scielo, Google Acadêmico e portal BRAPCI, nas quais foram selecionados treze trabalhos científicos em português com o descritor “cartas de leitores” e que apresentaram dados de pesquisa aplicada, pertinentes à abordagem desse estudo. 
Objetivo: Discutir o conceito de apropriação da informação apoiado no estudo bibliográfico e análise crítica de trabalhos publicados sobre a seção cartas de leitores.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica sobre as cartas de leitores e discussão dos artigos selecionados sob o viés analítico dos efeitos de sentido e elementos da análise do discurso.
Resultados: Identificam-se nas pesquisas estudadas, as cartas de leitores como espaços privilegiados dentro dos meios de informação impressos para os estudos de apropriação da informação, já que se constituem como lugar da expressão do sujeito leitor e possível zona de observação dos pesquisadores interessados nessa temática, pois nas cartas é possível encontrar as marcas de como o leitor se apropria da informação e os efeitos de sentidos da leitura sobre ele, ou seja, como leva a informação para sua vida quando lê. Conclusões: Ao interagir com o jornal, com os textos e os outros leitores, as cartas de leitores apresentam a apropriação da informação em curso, pois demonstram como o leitor se apodera das informações veiculadas, como constrói uma compreensão dos temas, deixando as marcas de quem é e de onde está situado social e historicamente.


Palavras-chave


mediação. sujeito leitor. apropriação. efeitos de sentido. análise do discurso. jornal impresso. cartas de leitores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional