Atores do sistema de comunicação científica: apontamentos para discussão de suas funções

Autores

  • Marilia Augusta de Freitas Universidade de Brasília
  • Fernando César Lima Leite Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p273

Palavras-chave:

Sistema de Comunicação Científica, Atores do Sistema de Comunicação Científica, Funções da Comunicação Científica

Resumo

Introdução: O sistema de comunicação científica, que é subjacente à comunidade científica, é constituído por diversos elementos e processos, entre os quais seus atores e respectivas funções e atividades. É o resultado das funções e atividades pesquisadores, editoras, bibliotecas, agências de fomento e universidades que contribuem para que a produção, compartilhamento e uso do conhecimento de modo que a ciência possa viabilizada. Objetivo: Identificar as funções e atividades desempenhadas pelos principais atores do sistema de comunicação científica (pesquisadores, editoras, bibliotecas, agências de fomento e universidades). Metodologia: Foi realizado amplo levantamento bibliográfico no Google Scholar, Web of Science e Scopus nos meses de junho e julho de 2015. O levantamento desconsiderou limite temporal e tipo de documento. A estratégia de busca foi a combinação dos termos "pesquisadores", "editoras", "bibliotecas", "agências de fomento" e "universidades" combinados com expressões "comunicação científica”, "informação científica”, “acesso aberto”, “sistema de comunicação”, “comunicação na ciência". Além das buscas terem sido realizadas em língua portuguesa e inglesa, foram adotados termos sinônimos e flexão singular/plural. Após análise preliminar dos textos recuperados e seleção dos textos relevantes, foi elaborada revisão de literatura norteada pelo objetivo de identificar funções e atividades desempenhadas pelos principais atores do sistema de comunicação científica. A revisão assumiu caráter de narrativa e foi estruturada a partir de cada um dos atores. Resultados: Os resultados são apresentados em forma de revisão de literatura narrativa em que foram definidas e identificadas funções e atividades desempenhadas por cada um dos atores do sistema de comunicação científica contemplados no estudo. Conclusões: Por fim, foi elaborado diagrama que representa graficamente tanto as funções e atividades dos atores do sistema de comunicação científica quanto às interações entre eles.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilia Augusta de Freitas, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação. Bibliotecária da Universidade de Brasília.

Fernando César Lima Leite, Universidade de Brasília

Professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Referências

ANTELMAN, K. Do open-access articles have a greater research impact? College & Research Libraries, Chicago, v. 65, n. 5, 2004, p. 372-382.

ARAÚJO, V. M. R. H. de; FREIRE, I. M. A rede internet como canal de comunicação, na perspectiva da Ciência da Informação. Temas em Debate, v. 8, n. 2, maio/ago. 1996. Disponível em: http://www.isafreire.pro.br/ArtigoAREDEINTERNET.htm. Acesso em: 08 dez. 2015.

BAPTISTA, A. A.; COSTA, S. M. de S.; KURAMOTO, H.; RODRIGUES, E. Comunicação científica: o papel da Open Archives Initiative no contexto do Acesso Livre. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. esp., 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewFile/15182924.2007v12nesp1p1/435. Acesso em: 08 dez. 2015.

BETHESDA Statement on Open Access Publishing. 2003. Disponível em: http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/bethesda.htm. Acesso em: 11 fev. 2013.

BELL, J. Predatory publishers are corrupting open access. Nature, v. 489, set. 2012. Disponível em: http://www.nature.com/polopoly_fs/1.11385!/menu/main/topColumns/topLeftColumn/pdf/489179a.pdf. Acesso em: 01 dez. 2015.

BJÖRK, Bo-Christer. Open Access: are the barriers to change receding? Publications, v. 1, n.1, p. 5-15, abr. 2013. Disponível em: http://10.3390/publications1010005. Acesso em: 01 dez. 2015.

BJÖRK, Bo-Christer. A model of scientifitc communication of a global distributed information system. In: PROCEEDINGS OF THE IATUL CONFERENCES, 2007.

BJÖRK, Bo-Christer; SOLOMON, D. Developing an effective market for open access Articles Processing Charges. Wellcome Trust: Londres, 2014. 69 p. Disponível em: http://www.wellcome.ac.uk/stellent/groups/corporatesite/@policy_communications/documents/web_document/wtp055910.pdf. Acesso em: 01 dez. 2015.

BRODY, T.; STAMERJOHANNS, H.; VALLIÈRES, F.; HARNAD, S.; GINGRAS, Y.; OPPENHEIM, C. The Effect of Open Access on Citation Impact. Iam, 2004. Disponível em: http://opcit.eprints.org/feb19oa/brody-impact.pdf. Acesso em: 12 fev. 2014.

COSTA, S. M. S. A comunicação científica nos dias atuais: impactos de uma filosofia aberta. Palestra realizada durante a 57ª Reunião Anual da SBPC. 2005. Disponível em:http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/CONF_SIMP/textos/selycosta.htm. Acesso em: 08 jul. 2013.

COSTA, M. P. da. Características e contribuições da via verde para o Acesso Aberto à informação científica na América Latina. 2014. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

CUNHA, M. B. da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 71-89, jan./abr. 2000.

DURHAM, E. R. As universidades públicas e a pesquisa no Brasil. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior (NUPES), São Paulo, v. 9, p. 1-28, 1998.

EBRAHIM, N. A.; SALEHI, H.; EMBI, M. A.; HABIBI, F.; GHOLIZADEH, H.; MOTAHAR, S. M. Visibility and Citation Impact. International Education Studies, v. 7, n. 4, p. 120-125, 2014. Disponível em: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2419315. Acesso em: 26 nov. 2015.

FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

GARGOURI, Y.; LARIVIÈRE, V.; GINGRAS, Y.; CARR, L.; HARNAD, S. Green and Gold Open Access Percentages and Growth, by Discipline. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SCIENCE AND TECHNOLOGY INDICATORS (STI), 17., 2012, Montreal. Anais eletrônicos…Montreal: Science and Technology Indicators, 2012. Disponível em: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0013636. Acesso em: 01 dez. 2015.

GARVEY, W. D. Communication: the essence of Science. Oxford: Pergamon Press, 1979.

HARNARD, S.; BRODY, T. Comparing the Impact of Open Access (OA) vs. Non-OA Articles in the Same Journals. D-Lib magazine, v. 10, n. 6, jun. 2004. Disponível em: http://www.dlib.org/dlib/june04/harnad/06harnad.html. Acesso em: 12 fev. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Manifesto brasileiro de apoio ao acesso livre à informação cientifica. 2005. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/docs/Manifesto.pdf. Acesso em: 08 jul. 2013.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções cientificas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. 260 p.

KURTZ, M. J.; EICHHORN, G.; ACCOMAZZI, A.; GRANT, C.; DEMLEITNER, M.; MURRAY, S. S. Worldwide Use and Impact of the NASA Astrophysics Data System Digital Library. Journal of the American Society for Information Science and Technology, jan. 2004. Disponível em: https://www.cfa.harvard.edu/~kurtz/jasist1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2014.

LAWRENCE, S. Free online availability substantially increases a paper’s impact. Nature, v. 411, maio 2001. Disponível em: http://www.hydrology-andearth-system-sciences.net/pr_nature_free_online_availability.pdf. Acesso em: 12 fev. 2014.

LE COADIC, Yves-Françoise. A ciência da Informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.

LEITE, F. C. L. Acesso aberto e repositórios institucionais: repensando a comunicação e a gestão da informação científica. Belém, 2014. 51 slides, cor. Disponível em: http://bc.ufpa.br/evento/apresentacoes/fernandoLeite.pdf. Acesso em: 08 dez. 2015.

LEITE, F. C. L. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de Acesso Aberto. Brasília: IBICT, 2009. 124 p. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4841. Acesso em: 10 abr. 2013.

LEITE, F. C. L. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. 2006. 240 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3975. Acesso em: 08 dez. 2015.

LEITE, F. C. L.; COSTA, S. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.SciELO.br/SciELO.php?pid=S0100-19652007000100007&script=sci_arttext. Acesso em: 26 fev. 2013.

MEADOWS, A. J. Avaliando o desenvolvimento da comunicação eletrônica. In: MUELLER, S. P. M.; PASSO, E. J. L. (Org.). Comunicação científica. Brasília: Universidade de Brasília, 2000.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MIKHAILOV, A. I.; CHERNYI, A. L.; GILIAREVSKII, R. S. Scientific communications and informatics. Arlington: Information Resources, 1984. 402 p.

MUELLER, S. P. M. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

NASSI-CALÓ, L. Acesso Aberto na América Latina livre de periódicos predatórios. Scielo em perspectiva, nov. 2015. Disponível em: http://blog.scielo.org/blog/2015/11/13/periodicos-predatorios-o-lado-obscuro-doacesso-aberto/. Acesso em: 01 dez. 2015.

OHIRA, M. L. B. Porque fazer pesquisa na universidade? Revista ABC, v. 3, n. 3, 1998. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/329/388. Acesso em: 08 dez. 2015.

PINFIELD, S. Paying for open access? Institutional funding streams and OA publication charges. Learned Publishing, v. 23, n. 1, p. 39-52, jan. 2010.

SCHIMMER, R.; GESCHUHN, K. K.; VOGLER, A. Disrupting the subscription journals’ business model for the necessary large-scale transformation to open access. Max Planck Digital Library, 2015. Disponível em: http://10.17617/1.3. Acesso em: 03 dez. 2015.

SILVA, S. M. V. da; FERRO, M. do A. B. CAPES e CNPq: agências de fomento e desenvolvimento para a pós-graduação brasileira. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6., 2010, Teresina. Anais eletrônicos...Teresina: 2010. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.10/GT_10_06_2010.pdf. Acesso em: 14 set. 2013.

SOLOMON, D. J.; BJÖRK, Bo-Christer. A Study of Open Access Journals Using Article Processing Charges. Journal of the American Society for Information Science and Technology (JASIST), v. 63, n. 8, p. 1485-1495, 2012.

SOUTO, L. F. O leitor universitário e sua formação quanto ao uso de recursos informacionais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE LEITURA, 14., 2003, Campinas. Anais… Campinas, 2003. Disponível em: http://eprints.rclis.org/5456/1/2004_003.pdf. Acesso em: 08 dez. 2015.

SOUZA, M. B. C. P. de. A difusão científica em agências governamentais de fomento à pesquisa: contribuição para uma estratégia de gestão da difusão para o CNPq. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

STORER, N. W. The social system of science. Nova York: Holt, Rinehart & Winston, c1966. 180 p.

THE WELLCOME TRUST. Costs and business models in scientific research publishing: a report commissioned by the Wellcome Trust. London: SQW, 2004. Disponível em: http://www.wellcome.ac.uk/stellent/groups/corporatesite/@policy_communications/documents/web_document/wtd003184.pdf. Acesso em: 25 nov. 2015.

WEITZEL, S. da R.; MACHADO, E. C. Estratégias para implementação de repositórios da UNIRIO. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: http://www.sibi.ufrj.br/snbu2010/pdfs/orais/final_197.pdf. Acesso em: 05 nov. 2015.

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

Freitas, M. A. de, & Leite, F. C. L. (2019). Atores do sistema de comunicação científica: apontamentos para discussão de suas funções. Informação & Informação, 24(1), 273–299. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p273

Edição

Seção

Artigos