Métodos de análise de assunto em fotografias: estudo no âmbito do ensino da representação da informação

Ana Carolina Simionato

Resumo


Introdução: O documento fotográfico é considerado por seu valor histórico e por seus elementos próprios de realidade direta que são transmitidos pela sua sintaxe visual. Propõe-se a reflexão de como os métodos de análise de assunto em fotografias devem fazer parte da composição do ensino da representação nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Objetivo: É objetivo deste trabalho apresentar um panorama das principais orientações para a atribuição do valor do metadado de assunto no tratamento de fotografias, inserido ao âmbito do ensino na graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Metodologia: O levantamento bibliográfico realizado abordou orientações acerca da representação de fotografias, subsidiando a natureza teórica, exploratória e qualitativa do trabalho. Resultados: Os resultados mostram que as características de assunto apresentam uma gama de possibilidades e que, mesmo assim, não retiram a subjetividade de uma imagem. Conclusões: Considera-se que a utilização dos instrumentos e orientações para o conteúdo aumenta a consistência dos metadados de assunto para os sistemas de localização, acesso, uso e reuso de fotografias, em bancos de dados, catálogos e outras formas de armazenamento imagético. 


Palavras-chave


Fotografia. Análise de assunto. Organização da informação. Representação da informação. Imagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p532



  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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