Encontrabilidade da Informação no ambiente Technology, Entertainment and Design

Nathália Britto Pinheiro da Silva, Fernando Luiz Vechiato, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

Resumo


Introdução: A disseminação e o compartilhamento da informação e conhecimento são o principal objetivo dos ambientes informacionais digitais, como a organização Technology, Entertainment and Design (TED), que tem o propósito de divulgar as palestras que são gravadas, as quais abordam diversos assuntos em formato de vídeo digital.  Considerando a relevância desse ambiente, torna-se importante refletir a respeito da Encontrabilidade da Informação disponível, com a intenção de compreender se a sua Arquitetura da Informação contempla atributos que facilitam a localização, o acesso, o uso e a apropriação da informação pelos usuários. Objetivo: Assim, os objetivos desta pesquisa foram avaliar a Encontrabilidade da Informação no ambiente informacional digital TED a partir dos seus atributos e analisar os resultados à luz das dimensões da Arquitetura da Informação, os quais são o conteúdo, o contexto e o usuário. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa e com a utilização de observação participante. Resultados: Os resultados revelam que os atributos de Encontrabilidade da Informação presentes no TED indicam consonância com a missão organizacional e proporcionam a interação do sujeito informacional com a interface. Conclusões: A ausência de alguns atributos pode comprometer a apropriação da informação pelos sujeitos informacionais.


Palavras-chave


Encontrabilidade da Informação. Arquitetura da Informação. Ambiente informacional digital. Disseminação da informação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p481



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional