Algumas questões emergentes no domínio da Ciência da Informação

Autores

  • José López Yepes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p320

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Processo Informacional, Profissional da Informação, Competências do Profissional da Informação

Resumo

Introdução: o presente artigo reflete sobre os temas emergentes da área da Ciência da Informação (CI). Apresenta alguns conceitos em evolução relacionados à área e discute aspectos em torno das pesquisas em andamento, bem como avalia o papel dos profissionais da informação no âmbito da pesquisa científica. Objetivo: Discutir sobre o que é a CI. Entender como estão sendo avaliadas as pesquisas neste campo científico. Estudar como são vistos atualmente os profissionais da informação e quais são as competências desejadas para estes profissionais. Metodologia: Pesquisa bibliográfica. Resultados: Os resultados indicam que a CI é uma ciência social, informativa/comunicativa que tem como o objeto de estudo um processo informacional que consiste em retenção, recuperação e transformação da informação para geração de novos conhecimentos. No que tange as pesquisas científicas, a CI agrupa diversas áreas da ciência que tem como objeto de estudo o processo informativo-documental, sendo a maior parte das pesquisas de natureza qualitativa. Dentre as diversas competências do profissional da informação o estudo enfatiza o exercício de aprendizagem da leitura, uma vez que este profissional atua diretamente em diversas áreas do conhecimento. Conclusões: o estudo focou a área da CI em três aspectos, sendo eles: o que é a CI, quais são as pesquisas mais desenvolvidas no campo atualmente e quais as habilidades dos profissionais da informação. A CI é uma área em crescimento e necessita de um debate permanente, principalmente investigações que abarquem esses os três aspectos mencionados, uma vez que eles se complementam.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José López Yepes, Universidade Estadual de Londrina

Doctor en Filosofía y Letras. Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid.

Referências

AZORÍN. España, 2ª ed. Madrid: Espasa-Calpe, 1959.
BORREGO, A. Altmétricas para la evaluación de la investigación y el análisis de necesidades de la investigación. El profesional de la investigación, v. 23, n.4, 2014.
CODINA BONILLA, L. La gran disrupción: la web + los dispositivos móviles y lo que podemos hacer. Informes ThinkEPI sobre Documentación y Comunicación. Barcelona, v.1, s/n, p. 5-7, 2015.
EDEL NAVARRO, R.; AGUIRRE AGUILAR, G.; BALDERRAMA TRÁPAGA, J.A. La contribución didáctica de las TIC en el desarrollo de competencias para la investigación. Ideales, v.1, n.1, p. 209-227, 2016. Disponível em: http://revistas.ut.edu.co/index.php/Ideales/article/view/1080.
GARCÍA, J. Las competencias del siglo 21: Un modelo de acercamiento desde la educación. In: GARCÍA, J; LEÓN, T; OROZCO, E. Desarrollo de competencias para el siglo XXI. Miami: Humboldt International University, 2016, p. 15-45.
LÓPEZ YEPES, J. La lectura crítica como recurso didáctico. Modelos y métodos. México DF: Universidad Panamericana, 2015a.
LÓPEZ YEPES, J. La dirección/asesoría de tesis. Materiales para una manual de buenas prácticas. México DF: Universidad Panamericana, 2015b.
LÓPEZ YEPES, J. La ciencia de la información documental. El documento, la disciplina y el profesional de la información en la era digital. México, D.F.: Universidad Panamericana, 2015.
PRADA, J. M. “Una vida nerviosa”. XI Semanal, 7 de febrero de 2014.
TORRES-SALINAS, D.; CABEZAS-CLAVIJO, A. Y.; JIMÉNEZ-CONTRERAS, E. Nuevos indicadores para la comunicación científica en la Web 2.0. Comunicar, v. 21, n. 41, out. 2013.
TORRES-SALINAS, D.; MILANÉS-GUISADO, Y. Presencia en redes sociales y altmétricas de los principales autores de la revista El profesional de la información. El profesional de la información, v. 23, n.4, jul/ago. 2014

Publicado

2017-10-29

Como Citar

López Yepes, J. (2017). Algumas questões emergentes no domínio da Ciência da Informação. Informação & Informação, 22(2), 320–339. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p320

Edição

Seção

Artigos