A representação do domínio “gênero” no âmbito das linguagens documentárias: um mapeamento conceitual em instrumentos terminológicos

Ana Rosa Pais Ribeiro, Beatriz Decourt, Tatiana de Almeida

Resumo


Introdução: A pesquisa tem como foco principal os estudos do domínio “gênero” e é direcionada à análise de instrumentos de organização e representação da informação. Objetivos: Investiga conceitos e abordagens inerentes ao domínio em três Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) distintos e já consolidados em suas áreas de aplicação: o Tesauro para Estudos de Gênero e sobre Mulheres (TEG), os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e a Classificação Decimal Universal (CDU). Metodologia: Utiliza o método de indução para a análise dos SOCs, que parte de conceitos pré-determinados para realizar a verificação, visando uma análise qualitativa e quantitativa dos Sistemas. Resultados: o estudo observou mudanças e ressignificações em conceitos do domínio gênero, a partir da análise dos instrumentos. Conclusões: Conforme a literatura em Organização do Conhecimento tem historicamente demonstrado, o estudo atestou o modo como as condições sociopolíticas e culturais interferem nas representações documentárias.


Palavras-chave


Organização do Conhecimento. Gênero. Tesauro para Estudos de Gênero e sobre mulheres (TEG). Descritores em Ciência da Saúde (DeCS). Classificação Decimal Universal (CDU).

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p208



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional