Altmetria

questionamentos ao paradigma vigente para avaliação da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p160

Palavras-chave:

Altmetria, Paradigma, Avaliação, Produção científica

Resumo

Introdução: A altmetria é um subcampo da Ciência da Informação, em que se utilizam métricas alternativas como medida complementar para avaliação da produção científica, que atualmente se baseia quase que exclusivamente em indicadores construídos a partir do número de citações que um artigo recebe.
Objetivo: Refletir acerca das mudanças que a altmetria pode trazer ao paradigma vigente dos estudos métricos. Metodologia: Revisão bibliográfica fundamentada principalmente nos conceitos de paradigma científico propostos pelo filósofo da ciência Thomas Kuhn.
Resultados: A análise de citações é considerada como procedimento predominante para a atual avaliação da produção científica e, portanto, interpretada como parte do paradigma vigente. São apresentadas as principais críticas a essa metodologia e discute-se se a emergência da altmetria como resposta a essas anomalias poderia representar o surgimento de um novo paradigma.
Conclusões: A altmetria está passando por um período pré-paradigmático e, por isso, ainda não é possível afirmar se as métricas alternativas serão incorporadas ao paradigma atual ou se formarão um novo paradigma.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Cintra, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Janaina Oliveira Pamplona da Costa, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Science and Technology Policy Studies pela University of Sussex - SPRU. Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Cintra, P. R., & Costa, J. O. P. da. (2018). Altmetria: questionamentos ao paradigma vigente para avaliação da produção científica. Informação & Informação, 23(3), 160–176. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p160

Edição

Seção

Artigos