Diagnóstico da produção intelectual da Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSCAR no momento de sua implementação: desafios e potencialidades

Vanessa Dionello, Luciana de Souza Gracioso, Roniberto Morato do Amaral, Marcela Bassoli

Resumo


Introdução: A qualificação, criação e ampliação de Programas de Pós-Graduação strictu sensu (PPG) são ações estratégicas e fundamentais à produção científica e intelectual brasileira. Consequentemente, estes programas precisam ser constantemente avaliados visando a sua melhoria. No campo da Ciência da Informação (CI) estas ações têm se intensificado. Objetivo: Elaborar e aplicar uma sistemática para o diagnóstico do potencial de atuação de um PPGCI recém implementado, visando identificar seu comportamento e vocação para a produção cientifica na área. Metodologia: Análise de conteúdo de relatórios do sistema de avaliação da CAPES; identificação e mapeamento da produção cientifica de docentes permanentes do PPGCI da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); estabelecimento de base comparativa da produção intelectual do PPGCI UFSCar, com o PPGCI da Universidade Federal de Minas Gerais. Resultados: A partir da análise dos dados e das comparações estabelecidas, foi possível constatar o engajamento e a pró-atividade do corpo docente do PPGCI UFSCar na submissão dos resultados de suas pesquisas para publicação em eventos e periódicos qualificados na área. Ao mesmo tempo evidenciam-se lacunas na colaboração entre os pesquisadores, tanto internos ao Programa quanto vinculados a outras instituições. Conclusões: Explicita-se a necessidade de elaborar estratégias visando mobilizar os atores deste processo a investirem na produção científica e em redes de colaboração, de modo que possam contribuir na promoção do impacto científico e social do PPGCI. A metodologia utilizada também se mostrou eficaz para ser usada por outros PPGs em fases iniciais de implementação, que almejem estabelecer estratégias para sua consolidação e crescimento.


Palavras-chave


Ciência da Informação. Produtividade científica. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p247

  

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ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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