Foucault: poder, vigilância, disciplina e punição uma análise do conceito de panóptico em obra narrativa de ficção

Mariana da Silva Caprioli, Larissa de Mello Lima, Daniel Martínez-Avila, João Batista Ernesto de Moraes

Resumo


Introdução: Os textos narrativos de ficção, como por exemplo o livro “Jogos Vorazes” de Suzanne Collins, podem trabalhar conceitos e tópicos que poderiam ser de utilidade no estudo acadêmico da vigilância, punição, disciplina e poder.

Objetivo: Realizar um paralelo entre o conceito de Panóptico concebido por Jeremy Bentham e trabalhado por Foucault em sua obra “Vigiar e Punir” com o livro “Jogos vorazes”, partindo-se da hipótese que Panem, o país tratado na hístória do livro, parece ter sido inspirada no Panoptismo, ou o dispositivo Panóptico.

Metodologia: Trata-se de um artigo de revisão que busca em um primeiro momento trazer uma descrição sobre a forma como Foucault utilizou o conceito de Panóptico em “Vigiar e Punir”, para em um segundo momento aprofundar o conceito de Panóptico com relação à obra de ficção “Jogos vorazes” buscando elementos que corroborem a hipótese do artigo.

Resultados: Pode-se perceber que as forças de vigilância, poder e disciplina que regem o Panóptico são concomitantes na obra de Foucault e na obra de ficção de Suzanne Collins escrito em 2010 fazendo-nos perceber que os discursos do texto narrativo de ficção possuem consonância com o discurso científico da obra de Michel Foucault.

Conclusões: Já que as obras de ficção podem apresentar elementos comuns aos trabalhos de não ficção. A representação de obras narrativas de ficção é algo que possui potencial importância no estudo de conceitos em áreas acadêmicas. Este aspecto precisa ser considerado e aprofundado na descrição de obras de ficção

 

Palavras-chave: Discurso Científico; Discurso Literário; ”Vigiar e Punir”; “Jogos vorazes”; Representação temática do documento.

 


Palavras-chave


Discurso Científico; Discurso Literário; Representação da Informação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p297

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional