O prontuário eletrônico do paciente na perspectiva das recomendações de usabilidade: proposta de organização da informação

Tatiana Tissa Kawakami, Rosane Alvares Lunardelli, Fernando Luiz Vechiato

Resumo


Introdução: dentre as diversas esferas de estudos existentes, ressalta-se a informação na área da Saúde. Mais especificamente, foca-se o prontuário eletrônico do paciente e questões relacionadas à sua organização informacional e usabilidade.

Objetivos: desenvolver proposta de recomendações de usabilidade aplicáveis ao prontuário eletrônico do paciente. Mais especificamente, identificar, mediante revisão de literatura especializada, recomendações de Usabilidade e desenvolver um checklist com recomendações de Usabilidade para o prontuário eletrônico do paciente.

Metodologia: o estudo é de finalidade básica e cunho teórico. Utilizou-se o método dedutivo de delineamento documental.

Resultados: elaboração de checklist com recomendações de Usabilidade aplicáveis ao prontuário.

Conclusão: recomendações de usabilidade podem ser utilizadas para aprimoramento do prontuário eletrônico do paciente. Ainda assim, destaca-se que conhecimentos do âmbito da Ciência da Informação devem ser considerados e somados, uma vez que grande parte de conteúdos relacionados à Usabilidade referem-se a aspectos operacionais e visuais da interface, não contemplando de maneira clara e direta a questão informacional.

 


Palavras-chave


Usabilidade. Prontuário Eletrônico do Paciente. Organização da Informação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p456

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional