Contribuições dos estudos de usuário para a mediação da informação: um olhar sobre os modelos teóricos de Dervin, Savolainen e Wilson

Felipe Alves de Lima Braga, Maria de Fátima Oliveira Costa, Jefferson Veras Nunes

Resumo


Introdução: Aborda as contribuições dos estudos de usuários para a mediação da informação, analisando os modelos teóricos de comportamento e busca de informação de Dervin, Savolainen e Wilson. Parte da hipótese de que a mediação está presente na dinâmica dos estudos de usuários por tratarem de fenômenos das esferas social e cultural. Objetivo: verificar quais as contribuições desses estudos para a mediação da informação tendo como base os modelos teóricos de Dervin, Savolainen e Wilson. Metodologia: Elege como metodologia a pesquisa exploratória, por meio da qual empreende levantamento bibliográfico sobre os três modelos citados. Resultados: Os modelos teóricos de Dervin, Savolainen e Wilson trazem em sua estrutura e dinâmica aspectos do processo de mediação da informação. Conclusões: Com base na análise dos modelos teóricos, conclui que os estudos de usuários contribuem para a mediação da informação através das possibilidades de compreensão dos sujeitos em seus contextos sociais, na identificação das lacunas informacionais e das barreiras que influem no êxito ou fracasso da busca e uso da informação, além de possibilitar um maior conhecimento sobre como os sujeitos se percebem e reconhecem suas necessidades informacionais.


Palavras-chave


Mediação da Informação. Estudos de Usuários. Modelo de Dervin. Modelo de Savolainen. Modelo de Wilson.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p287



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional