A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento

Tatiana Rossi, Wanessa Caroline da Silva, Marli Dias De Souza Pinto, Maria Bernardete Martins Alves, Roberta Moraes de Bem

Resumo



A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe.


Palavras-chave


Gestão do conhecimento. Framework GC@BU. Estratégia. Treinamento. PDCA.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p535

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional