Ciclo de vida dos dados: uma perspectiva a partir da ciência da informação

Ricardo César Gonçalves Sant’Ana

Resumo


Introdução: O acesso e uso dos dados como fator chave de sucesso tem se estendido as mais diversas áreas do saber e do fazer da sociedade hodierna. Faz-se necessário o desenvolvimento de uma perspectiva que apresente fases e fatores envolvidos nestes processos, fornecendo uma estrutura inicial de análise que permita a organização de esforços, competências e ações relacionadas ao ciclo de vida dos dados.

Objetivo: Este artigo parte de uma proposta de um novo olhar para o Ciclo de Vida dos Dados, que pressupõe, como elemento central, os próprios dados, amparando-se nos conceitos e contribuições que a Ciência da Informação pode proporcionar, sem abrir mão da reflexão sobre o papel de outras áreas chave como a Ciência da Computação.

Metodologia: Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo para descrever as fases e fatores relacionados ao Ciclo de Vida dos Dados, tecendo reflexões e considerações a partir de contexto já consolidado no desenvolvimento de sistemas que possam corroborar com a ideia de centralidade dos dados.

Resultados: Como resultados apresentam-se as fases de coleta, armazenamento, recuperação e descarte, permeadas por fatores transversais e presentes em todas as fases: privacidade, integração, qualidade, direito autoral, disseminação e preservação, compondo um Ciclo de Vida dos Dados.

Conclusões: O contexto atual de disponibilidade de grandes volumes de dados, com grande variedade e em velocidades que propiciam o acesso em tempo real, configurando o assim denominado Big Data requer novos olhares para os processos de acesso e uso de dados. A Ciência da Informação pode oferecer um novo enfoque, agora centrado nos dados, e contribuir para a otimização do Ciclo de Vida dos Dados como um todo, ampliando as pontes entre os usuários e os dados que necessitam.


Palavras-chave


Ciclo de Vida dos Dados. Ciência da Informação. Big Data.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n2p116



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional