Inovação e empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem

Helen Kelle dos Santos Costa, Leandro Cordeiro Pereira de Lima, Marla Miranda Loiola Dore Carvalho, Hugo Saba Pereira Cardoso, Eduardo Manuel de Freitas Jorge

Resumo


RESUMO

Introdução: Este estudo traz a Inovação e o Empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem. São demonstradas aqui considerações a respeito do empreendedorismo na educação empresarial e seu suporte para a inovação.

Objetivo: Descrever os modelos de educação e destacar a importância da inovação e da pesquisa, fomentando a construção do conhecimento necessária neste processo.

Metodologia: A pesquisa foi estruturada a partir de um levantamento bibliográfico sobre conceitos e modelos teóricos sobre a gestão empreendedora através de uma leitura analítica, frente a identificação das características para a realização efetiva do empreendedorismo na educação de forma inovadora.

Resultados: Os modelos de educação estão em processo constante de evolução, a adoção de boas práticas e novos recursos que possam auxiliar no ensino-aprendizagem como agente motivador do empreendedorismo na educação através da inovação é uma realidade a ser revista pela sociedade como um todo.

Conclusões: Países desenvolvidos dão grande importância às formas inovadoras de ensino, e conhecimento. Espera-se que este estudo seja importante ferramenta para mudanças comportamentais e/ou econômicas. Trazendo a conscientização para a otimização do fluxo de competências dentro de um grupo, com o objetivo de tornar bem-sucedidos os resultados para todas as partes envolvidas que compartilharem esse conhecimento.

 


Palavras-chave


Educação. Educação Empreendedora. Inovação. Modelos de Ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p211

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional