Curadoria digital: proposta de um modelo para curadoria digital em ambientes big data baseado numa abordagem semi-automática para a seleção de objetos digitais

Moisés Lima Dutra, Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo

Resumo


Introdução: Propõe um novo olhar para Curadorias Digitais a partir de uma perspectiva Big Data.

Objetivo: Propor técnicas de seleção e avaliação de objetos digitais para curadorias digitais que levem em conta o volume, a velocidade, a variedade, a veracidade e o valor dos dados coletados em múltiplos domínios do conhecimento.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Aplicação de heurísticas permite que este processo seja feito tanto por curadores humanos quanto por agentes de software.

Resultados: Foi proposto um modelo para busca, tratamento, avaliação e seleção de objetos digitais a serem tratados em curadorias digitais.

Conclusões: Concluiu-se que é possível utilizar ambientes Big Data como fonte de recursos informacionais para curadorias digitais e que técnicas e ferramentas Big Data podem auxiliar no processo de busca e seleção de recursos informacionais para serem tratados em Curadorias Digitais.

Palavras-chave: Curadoria Digital, Big Data, Objetos Digitais.


Palavras-chave


Curadoria Digital, Big Data, Objetos Digitais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n2p143

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional