Vantagens de citação do acesso aberto em periódicos selecionados da Ciência da Informação: uma análise ampliada aos indicadores altmétricos

Paulo Roberto Cintra, Ariadne Chloe Furnival, Douglas Henrique Milanez

Resumo


Introdução: O acesso aberto diz respeito à literatura científica disponibilizada a qualquer usuário sem custos e livre das restrições de copyright e de licenciamento para seu reuso. Espera-se, de acordo com a hipótese do Open Access Citation Advantage, um aumento no número total de citações recebidas pelo artigos disponibilizados em acesso aberto com relação àqueles em acesso restrito.

Objetivo: Analisar as possíveis vantagens de citações e menções na web social que o acesso aberto pode oferecer à área da Ciência da Informação.

Metodologia: Foram analisados indicadores altmétricos e bibliométricos de citação de dois periódicos científicos: Journal of the American Society for Information Science e Scientometrics. A coleta dos dados foi realizada na Web of Science, Google Acadêmico, Altmetric.com e Mendeley.

Resultados: Os resultados indicaram que o acesso aberto oferece vantagem quanto ao número de citações e de menções na web social recebidas pelos artigos em ambos as revistas. Verificou-se também que essa vantagem se mantém ao longo dos anos.

Conclusões: A investigação confirma a hipótese do Open Access Citation Advantage para os periódicos selecionados da área da Ciência da Informação e demonstra que essa vantagem se estende aos dados altmétricos.


Palavras-chave


Acesso Aberto. Periódicos. Ciência da Informação. Bibliometria. Altmetria.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p129

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional