A informação mediada no discurso de Edir Macedo: análise de editoriais da Folha Universal

Ciro Athayde Barros Monteiro, Oswaldo Francisco de Almeida Junior

Resumo


Introdução: A informação mediada no discurso de Edir Macedo mantém-se em posição de destaque frente às transformações da sociedade contemporânea. O estudo se propôs a analisar as estratégias utilizadas em seu discurso para mediar informação por meio dos editoriais da Folha Universal (FU), jornal da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Objetivo: Conhecer as estratégias discursivas utilizadas por Edir Macedo no sentido de compreender como essa informação é mediada e de que forma consegue ampliar sua influência cotidianamente transformando-o em um dos principais mediadores do Brasil.

Metodologia: Foram selecionados quatro editoriais do jornal escritos entre 2009 e 2011, com uso da metodologia da Análise de Discurso.

Resultados: Os editoriais analisados demonstram que o bispo utiliza-se prioritariamente do discurso persuasivo para conseguir adesão do público apelando quase sempre à função emotiva e o modo imperativo.

Conclusões: Destacou-se a necessidade da CI de compreender esse discurso, já que essa informação é responsável por influenciar um número amplo de pessoas fazendo com que a IURD, a cada dia, consiga ampliar o seu espaço na imprensa e na sociedade.


Palavras-chave


Edir Macedo. Mediação da Informação. Análise do Discurso. Folha Universal.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p331

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional