Análise do processo de gestão da informação nos projetos artístico-culturais desenvolvidos pelo Centro Cultural Piollin

Bruno de Araújo Ribeiro, Júlio Afonso Sá de Pinho Neto

Resumo


RESUMO

Introdução: A Ciência da Informação é o campo teórico que estuda a ação mediadora entre informação e conhecimento, trabalhando a informação enquanto objeto que tem a potencialidade de gerar conhecimento no indivíduo e para a sua realidade. Neste sentido, a informação pode se estender ao conjunto de elementos que compõem um processo de gestão, de modo a ordenar, coordenar e distribuir correta, política e socialmente a informação, realidade que se estende também ao contexto das Organizações do Terceiro Setor. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo analisar as ações que compõem o processo de Gestão da Informação adotadas na implementação das oficinas artísticas desenvolvidas pela Organização Não Governamental Centro Cultural Piollin. Metodologia: Esta investigação foi orientada sob uma abordagem quantiqualitativa, caracterizada como uma pesquisa exploratória, aplicada e descritiva, além do uso da pesquisa bibliográfica, documental e de campo para a coleta dos dados. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para todas as categorias de público, analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin (1979). Resultados: Os resultados revelam que a ausência de uma gestão que contemple a informação como um elemento estratégico e transformador provoca carências e lacunas que podem influenciar no resultado almejado pelas oficinas, contribuindo para reduzir os benefícios que poderiam trazer aos educandos, sendo que o maior deles é o de fazer uso de expressões artísticas como forma de educar para a cidadania. Conclusão: Torna-se extremamente necessário ao Piollin envidar esforços no sentido de elevar a gestão da informação a um patamar estratégico, capaz de combater as carências e lacunas existentes em matéria de informação, auxiliando na consecução dos objetivos tão almejados pelas oficinas e pelo Centro. Palavras-chave: Ciência da Informação. Gestão da Informação. Organizações Não Governamentais.

 


Palavras-chave


Ciência da Informação; Gestão da Informação; Organizações Não Governamentais

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BARRETO, A. A Questão da Informação. São Paulo em Perspectiva, v. 8, n. 4, p. 1-7, 1994, Fundação Seade, São Paulo.

CHOO, C. W. A. Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.

DAL GALLO, F. A renovação do circo e o circo social. In: Repertório: Teatro & Dança, Salvador, p. 25-29, fev. 2010. Semestral. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/issue/view/558>. Acesso em: 25 fev. 2016.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

GIL, A. C. Como preparar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KOBASHI, N. Y.; TÁLAMO, M. G. M. Informação: fenômeno e objeto de estudo da sociedade contemporânea. Transinformação. Campinas, n. 15, p. 7-21, 2003.

MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de janeiro: Campus, 1994.

MIRANDA, S. V. A gestão da informação e modelagem de processos. Revista do Serviço Público Brasília, 61 (1): 97-112 Jan/Mar 2010.

SAYÃO, L. F. Modelos teóricos em Ciência da Informação: abstração e método científico. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 82-91, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p258

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional