Gestão da informação em bancos públicos federais: Novos desafios diante da Lei de Acesso à Informação (LAI)

Renato Plácido Mathias Machado, Rosalvo Ermes Streit

Resumo


Introdução: Este estudo apresenta os principais resultados de uma pesquisa sobre a gestão do conteúdo da informação em um banco público federal e o seu alinhamento com os princípios da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a aplicação de um modelo de avaliação das práticas de gestão da informação em organizações do setor público, notadamente nos aspectos relacionados à gestão do conteúdo da informação, para a análise do alinhamento da gestão dessas organizações aos princípios estabelecidos pela LAI.

Metodologia: Realizou-se análise comparativa dos resultados da pesquisa da gestão do conteúdo em um banco público federal com os princípios da LAI.

Resultados: Os resultados evidenciam o alinhamento e a aderência de um instrumento de avaliação da gestão da informação para a análise dos princípios da LAI em organizações públicas, especialmente quanto ao aspecto da gestão do conteúdo da informação.

Conclusões: Conclui-se que o instrumento de avaliação da gestão da informação governamental é suficientemente robusto e útil para a análise da gestão da informação sob a perspectiva dos princípios da LAI.


Palavras-chave


Gestão da informação. Lei de Acesso à Informação. Setor público.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p204

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional