Competência em Informação: perspectiva didática pedagógica

Gabriela Belmont de Farias, Regina Célia Baptista Belluzzo

Resumo


Apresenta reflexão sobre as ações de ensino aprendizagem que podem influenciar positivamente na formação dos discentes do curso de Biblioteconomia no contexto brasileiro, ao apropriar-se da “Modelagem Pedagógica de Desenvolvimento da Competência em Informação”, colocando-a em prática por meio de intervenções pedagógicas. O objetivo foi elaborar o modelo supracitado tendo como base a normativa da The Association of College and Research Libraries que consideram que a competência em informação é comum a todas as disciplinas, a todos os contextos de aprendizagem e a todos os níveis de ensino.  A pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Trata-se de uma contribuição de aspecto inovador e social aos interessados na adoção de novas posturas nesta ambiência de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na compreensão das questões fundamentais relacionadas à competência em informação, possibilitando a sua apropriação junto aos cursos de Biblioteconomia e promovendo o aprofundamento das reflexões ora apontadas e a necessidade de implementá-la como parte da formação básica do bibliotecário.


Palavras-chave


Competência em Informação. Formação Profissional. Biblioteconomia. Ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p112

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional