Análise da produção científica da arquivologia no Brasil: uma revisão de literatura

José Mauro Gouveia de Medeiros, Jayme Leiro Vilan Filho

Resumo


Introdução: revisão de literatura resultante de levantamento bibliográfico sobre a literatura científica da Arquivologia brasileira.
Objetivo: identificar aspectos da literatura científica da Arquivologia, através da pesquisa bibliográfica que busca apresentar características da configuração da Arquivologia no Brasil.
Metodologia: utilizou como fontes as bases de dados, portais e serviços de referência brasileiros para identificar 523 referências das quais 15 textos foram selecionados e analisados em relação a autoria, afiliação, ano, tipo de publicação, tipo e tamanho das fontes usadas, método, abrangência geográfica, resultados, entre outros aspectos.
Resultados: os artigos científicos foram o principal objeto de estudo; o livro foi o canal mais citado; o periódico Arquivo & Administração e o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação têm a importância no cenário nacional; o Rio de Janeiro é a região geográfica com maior produção; houve crescimento do número de trabalhos a partir do ano 2007 e aumento da colaboração.
Conclusões: o interesse pela literatura de Arquivologia está aumentando de forma significativa; houve diversificação dos canais de publicação, principalmente trabalhos de eventos e artigos a partir de 2013; a Arquivologia está se consolidando no Brasil com o aumento de produção, colaboração e interesse pela sua literatura científica.


Palavras-chave


Revisão de literatura. Comunicação científica. Arquivística. Brasil. Bibliometria.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p34

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional