O perfil do gestor da informação: um estudo a partir dos egressos do curso de Gestão da Informação da UFPE

Tatyane Lucia Cruz, Fábio Mascarenhas e Silva, Leilah Santiago Bufrem, Natanael Vitor Sobral

Resumo


Introdução: Com as recentes transformações sociais e econômicas surgiram novas possibilidades de atuação dos profissionais da informação. Neste contexto, insere-se o Gestor da informação, que pode contribuir na busca de soluções para os principais desafios relativos à coleta, processamento e uso da informação.

Objetivo: Estudar as relações entre a formação acadêmica do Gestor da informação, egresso da UFPE, e a sua atuação profissional.

Metodologia: a) revisão bibliográfica; b) mapeamento dos egressos; c) elaboração do questionário; d) disponibilização do questionário; e) tabulação e formatação dos dados; f) análise dos dados.

Resultados: 54 dos 71 egressos responderam o questionário (76%), percentual considerado satisfatório. Destaca como resultados: 85% dos egressos estão desenvolvendo atividades profissionais; 56% dos ocupados estão atuando em atividades relacionadas à área de Gestão da Informação; os segmentos de atuação profissional são diversos, com destaque para o setor de serviços (34%). Na pirâmide organizacional, constatou-se que o nível de atuação mais representativo é o operacional (43%). No quesito disciplinas, chamou a atenção que os gestores têm uma maior necessidade de empregar os conhecimentos ligados a Tecnologia da Informação.

Conclusões: Destaca-se a importância do Gestor da informação na atualidade, enfatizando a necessidade de aperfeiçoamento dessa profissão recente em relação às demandas da sociedade.


Palavras-chave


Atuação profissional. Formação. Gestor da Informação. Gestão da Informação. UFPE.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p150

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional