A institucionalização do Conselho de Pesquisas no Brasil: inspirações históricas internacionais e identidade para a concepção das áreas do conhecimento

Angelica Alves da Cunha Marques

Resumo


Introdução: Considera a escassez de registros históricos acerca da trajetória do Conselho Nacional de Pesquisas no Brasil, hoje CNPq, bem como da noção de que a instituição teria sido inspirada na sua congênere francesa.

Objetivo: Este artigo objetiva apresentar as inspirações históricas no contexto internacional, especialmente na França, e a formação da identidade institucional desse Conselho.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujos referenciais teóricos assentam-se nos conceitos de “prestígio internacional” e de “capital científico”.

Resultados: Como resultados dessa pesquisa, apresenta um breve histórico dos conselhos de pesquisa dos Estados Unidos, do Canadá, do Reino Unido e, especialmente, da França, bem como das suas principais divisões atuais, relacionadas às classificações das áreas do conhecimento. Apresenta, ainda, a trajetória de concepção, criação e desenvolvimento do CNPq, as áreas do conhecimento reconhecidas pela instituição ao longo do tempo, discutindo aspectos de aproximação aos conselhos internacionais, suas inspirações tendo em vista o prestígio internacional dessas instituições, e as suas particularidades, mediante o capital científico político e institucional.

Conclusões: Conclui que os aspectos políticos e institucionais predominam no estabelecimento do Conselho Nacional de Pesquisas no Brasil, uma vez que as inspirações internacionais são variadas e não parecem se traduzir na identidade institucional que se alinha ao contexto nacional.

Palavras-chave


Conselho Nacional de Pesquisas. CNPq. Áreas do conhecimento. História da Ciência. Ciência e Tecnologia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p06

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional