Redes complexas de homônimos para análise semântica textual

Jadson Santos, Felipe Andrade, Eduardo Manuel de Freitas Jorge, João Batista, Hugo Saba

Resumo


Introdução: Estudos voltados ao processamento de linguagem natural já são bem difundidos e possuem aplicações diversas. Relacionado a essa área de pesquisa, o uso de técnicas para manipular um texto determinando a morfologia e sintaxe de suas palavras é bastante comum. Existem  ferramentas que fazem esse tratamento, entretanto adicionar mecanismos de identificação semântica para essas palavras é fundamental para aumentar o entendimento automático da linguagem empregada.

Objetivo: Com base nesse contexto, este artigo apresenta o processo de utilização de redes complexas como base de dados comparativa para determinar, através do contexto, o significado de palavras  que expressam posicionamentos distintos. Além disso,  são classificados com mesma morfologia e sintaxe, como ocorre com alguns homônimos.

Metodologia: Através de uma metodologia experimental, o modelo aqui proposto baseia-se em pesquisa já consolidadas em Processamento de Linguagem Natural para montar uma rede complexa que recebe como vértices as palavras de um determinado texto e estabelece suas ligações a partir da ocorrência de adjacência entre esses termos. Assim observando as variações da rede, identifica-se como os homônimos do texto estão relacionados, e através da análise do contexto em que se encontram, verificar se é utilizado para expressar mais de um significado.

Resultados: Um processo genérico com etapas de pré-processamento, montagem de Redes Complexas usando Processamento de Linguagem Natural  para concepção de uma rede de homônimos para extrair informação textual semântica.

Conclusões: A análise de homônimos selecionados e etiquetados é um processo não apenas morfossintático,  acrescentado semântica em uma frase, parágrafo ou texto  onde as palavras são empregadas. Assim, através de Processamento de Linguagem Natural acontecimentos mundiais e fatos filosóficos escritos textualmente podem ser melhor analisados, como por exemplo, o poder de argumentação e o perfil de escrita de um autor.


Palavras-chave


Processamento de Linguagem Natural. Redes Complexas. Processamento Textual. Semântica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p293

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional