O compartilhamento do conhecimento e a inovação nos relacionamentos interorganizacionais do tipo terceirização de tecnologia da informação

Roberta Rodrigues Faoro, Mírian Oliveira, Marcelo Faoro de Abreu

Resumo


Introdução: este artigo apresenta uma análise do compartilhamento do conhecimento e da inovação nos relacionamentos interorganizacionais do tipo terceirização de Tecnologia da Informação.

Objetivo: analisar a existência de relação entre o compartilhamento do conhecimento e a inovação nas relações interorganizacionais do tipo terceirização de tecnologia da informação (TI).

Metodologia: pesquisa é exploratória, de natureza qualitativa e utilizando como estratégia o estudo de casos múltiplos, onde foram analisadas 12 empresas em ambientes de terceirização de TI, sendo 4 empresas fornecedoras de TI e 8 empresas clientes de TI. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, documentos e observação direta.

Resultados: pode-se destacar que o compartilhamento do conhecimento mostrou contribuir para a existência de inovação no ambiente de terceirização de TI. As empresas fornecedoras priorizam a codificação do conhecimento compartilhado, enquanto que as clientes preferem o compartilhamento de conhecimento através de conversas informais. Identificou-se que os motivos para a terceirização de TI podem estar relacionados com o compartilhamento do conhecimento e a inovação.

Conclusões: esta pesquisa contribui para o avanço do conhecimento acerca dos fenômenos compartilhamento de conhecimento e inovação em ambientes de terceirização da TI.


Palavras-chave


Compartilhamento do conhecimento interorganizacional; Inovação; Tecnologias da informação e comunicação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p263

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional