Bibliotecas Públicas: políticas do estado de Minas Gerais (1983-2012)

Marina Nogueira Ferraz, Adriana B Sirihal Duarte, Mirian Ferreira Costa

Resumo


Introdução: Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que descreve e analisa as políticas para bibliotecas públicas de Minas Gerais, visando compreender os possíveis avanços e retrocessos destas políticas no período de 1983 a 2012. Justifica-se esta investigação na medida em que pesquisar as bibliotecas públicas dentro do contexto das políticas públicas poderá servir como um suporte importante para que os gestores públicos programem novas ações, contribuindo para o estudo do papel social da informação e das políticas culturais no campo da Ciência da Informação.

Objetivos: Tem como objetivos específicos identificar as políticas governamentais para bibliotecas públicas por meio de atos legais e documentos administrativos; conhecer a implementação real de tais políticas por meio de depoimentos e acompanhar os possíveis avanços ou retrocessos proporcionados pelas políticas implementadas para as bibliotecas públicas.

Metodologia: A metodologia utilizada foi a análise documental, por meio da análise de conteúdo dos documentos, e também a realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores da Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais.

Resultados: Os dados foram classificados em categorias de análise, a saber: marcos legais, rede de bibliotecas, relação estado-União, relação estados-municípios, papel do bibliotecário, capacitação e eventos, comunicação, financiamento, Políticas de Estado ou de Governo e Plano Estadual do Livro e Leitura.

Conclusões: Ao final, verificou-se que as políticas para bibliotecas públicas em Minas Gerais têm avançado, ainda que timidamente, e que as políticas já realizadas configuram-se, sobremaneira, como políticas de Governo, e não como políticas de Estado.

Palavras-chave


Biblioteca pública; Políticas públicas; Minas Gerais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p465

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional