Modelo de sistema da informação para gerar feedback no ensino baseado na teoria da atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p271

Palavras-chave:

Sistema da informação, Feedback, Educação, Teoria da Atividade, Multimodalidade, Ontologia

Resumo

Introdução: O feedback é a informação sobre a performance de uma pessoa em uma determinada tarefa. A falta desse item na sala de aula pode trazer diversos prejuízos para a qualidade do ensino. Objetivo: O estudo busca analisar a percepção do aluno para gerar informação relevante ao professor em forma de feedback. Metodologia: Para tanto, propomos uma modelagem inovadora com aspectos da teoria da atividade, multimodalidade e uso de ontologia. Resultados: Como resultado, pretende-se criar uma ontologia das salas de aulas que determine as atividades do professor que podem ser auxiliadas com a percepção dos alunos na educação. Conclusões: A possibilidade da aplicação de seus resultados no auxílio e capacitação dos professores, provendo um meio para o uso da informação no enfrentamento dos desafios da sala de aula e qualificação do ensino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emilio Evaristo de Sousa, Governo do Distrito Federal - GDF

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UNB. Professor na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Cláudio Duque, Universidade de Brasília - UNB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor da Universidade de Brasília - UNB.

Referências

ANTUNES, C. Piaget, Vygostsky, Paulo Freire e Maria Montessori em sala de aula. São Paulo: Principis, 2008.

CORCHO, O; GOMEZ-PEREZ, A. A roadmap to ontology specification languages. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON KNOWLEDGE ENGINEERING AND KNOWLEDGE MANAGEMENT METHODS, MODELS AND TOOLS, 12., 2000, France. Anais…Proceedings. France, 2000. p. 80-97.

DALE, E. Audiovisual methods in teaching. New York: Dryden Press, 1969.

DEAN, M.; CONNOLLY, D.; HARMELEN, F.; HENDLER, J.; HORROCKS, MCGUINESS, D. L.; PATEL-SCHNEIDER, P. F.; STEIN, L. A. A. Web ontology language (OWL) reference version 1.0. W3C Working Draft, nov.2002. Disponível em: http://www.w3.org/TR/2002/WD-owl- ref-20021112/. Acesso em 19 maio 2015.

DIAS, M. L. A esfera multimodal: o uso de power point como ferramenta de expressão e integração em um ambiente educacional. 2011. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to development research. Helsinki, Finland: Orienta-Konsultit, 1987. Disponível em: http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm. Acesso em: 18. maio. 2015.

FEITOSA, A. A integração entre sistemas legislativos, terminologia e web semântica na organização e representação da informação legislativa. 2005. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2005.

FRAGOULIS, I.; DIAMANTAKI, E. The Importance of Feedback in Relation to Doing Practical Teaching Exercises. Opinions Postgraduate Student School of Pedagogical and Technological Education Heraklio of Crete. IES, v. 5, n. 6, 2012. Disponível em: http://www.ccsenet.org/journal/index.php/ies/article/view/20858. Acesso em 21 maio. 2015.

GRUBER, T. What is an Ontology? Disponível em: http://wwwksl.stanford.edu/kst/what-is-an-ontology.html 1996. Acesso em: maio de 2015.

GUARINO, N; GIARETTA, P. Ontologies and knowledge bases: Towards a terminological clarification. In: N. Mars (ed.) Towards Very Large Knowledge Bases, Knowledge Building and Knowledge Sharing. Amsterdam: IOS Press, 1995.

GUARINO, N.; OBERLE, D.; STAAB, S. What is an Ontology? S. Staab; R. Studer (ed.), Handbook on Ontologies, Second Edition. International handbooks on information systems. Berlin: Springer Verlag, 2009. p. 1-17.

KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. New York: Routledge, 1996.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

KUUTTI, K. Activity Theory as a potential framework for human-computer interaction research. In: B. Nardi, (ed.), Context and consciouness: Activity theory and human-computer interaction. Cambridge, MA: MIT Press, 1996. p. 17-44.

LE COADIC, YF. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

Leont'ev, A. N. Activity, consciousness, and personality (M. J. Hall, Trans.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1978. Disponível em: www.marxists.org/archive/leontev/works/1978/index.htm. Acesso em: 18 mai 2015.

LERNER, R. Concepts and theories of human development. Mahwah, N.J.: L. Erlbaum, 2002.

LIZZIO, A.; WILSON, K. Feedback on assessment: students’ perceptions of quality and effectiveness. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 33, n. 3, p. 263-275, 2008.

MACHIN, D. Introduction to Multimodal Analysis. London: Hodder Arnold, 2007.

NICOL, D.; MACFARLANE-DICK, D. Formative assessment and self‐regulated learning: a model and seven principles of good feedback practice. Studies in Higher Education, v. 31, n. 2, p. 199-218, 2006.

NORRIS, S. Analyzing multimodal interaction: a methodological framework. London & New York: Routledge, 2004.

NOY, F. N.; MCGUINNESS, D. L. Ontology development 101: a guide to create your first ontology, 2001. Disponível em: http://ksl.stanford.edu/people/dlm/papers/ontology-tutorial-noymcguinness.doc. Acesso em: 19 maio 2015.

ORSMOND, P.; MAW, S. J.; PARK, J. R.; GOMEZ, S.; CROOK, A. C. Moving feedback forward: theory to practice. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 38, n. 2, p. 240-252, 2013.

PAIVA, V. L. M. O. Feedback em Ambiente Virtual. In: LEFFA, V. (org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003. Disponível em: http://www.veramenezes.com/feedback.htm. Acesso em: 21 maio 2015.

PASTORE, R. Principles of Teaching. Bloomsburg, PA: Bloomsburg University, 2003. Disponível em: http://teacherworld.com/potdale.html. Acesso em: 19 maio 2015.

RINVOLUCRI, M. Key concepts in ELT. ELT Journal, v. 48, n. 3, p. 287-288, 1994.

ROBINSON, S.; POPE, D.; HOLYOAK, L. Can we meet their expectations? Experiences and perceptions of feedback in first year undergraduate students. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 38, n. 3, p. 260-272, 2013.

ROYCE, T. Multimodality in the TESOL classroom: exploring visual-verbal synergy. TESOL Quarterly, v. 36, n. 2, p. 191-205, 2002.

SANTOS, G. L. Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 837-848, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 21 maio 2015.

SMITH, M, K.; WELTY, C.; MCGUINNESS, D, L. OWL Web Ontology Language Guide. Disponível em: http://www.w3.org/TR/owl-guide/. Acesso em: 19 maio 2015.

TANG, J.; HARRISON, C. Investigating university tutor perceptions of assessment feedback: three types of tutor beliefs. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 36, n. 5, p. 583-604, 2011.

TOLMAN, C. W. Society versus context in individual development: Does theory make a difference? In: ENGESTRÖM,Y; MIETTINEN, R.; PUNAMÄKI. R. L. (ed.), Perspectives on activity theory. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1999.

UR, P. A course in language teaching. Tradução nossa. Cambridge [England]: Cambridge University Press, 1996.

VIEIRA, S. A. O livro r da Metafisica de Aristóteles: ontologia*- a ciência do Ser enquanto Ser. Principios, Natal, v. 2, n. 3, jul./dez. 1995. Disponível em: http://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/757. Acesso em: 18 maio. 2015.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

WILLIAMS, R. Tell me how I'm doing. New York: AMACOM, American Management Association, 2005.

WILSON, T. D. Activity theory and information seeking. Annual Review of Information Science and Technology, v. 42, n. 1, p. 119-161, 2008.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Sousa, E. E. de, & Duque, C. (2018). Modelo de sistema da informação para gerar feedback no ensino baseado na teoria da atividade. Informação & Informação, 23(1), 271–289. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p271

Edição

Seção

Artigos