Pioneirismo bibliográfico em um polímeta do séc. XVI: Conrad Gesner

André Vieira de Freitas Araújo

Resumo


Introdução: A Bibliografia é uma disciplina constituída por interfaces teóricas e práticas que, desde sua origem, têm fundamentado o tratamento documental. Possui uma longa história, cuja eminência está nas contribuições do cientista, erudito e bibliógrafo suíço, Conrad Gesner (1516-1565), e na sua obra Bibliotheca Universalis.

Objetivo: 1) identificar as interfaces da Bibliografia, em particular a bibliotecária e material; 2) recuperar elementos constitutivos da cultura bibliográfica; 3) delinear o perfil biobibliográfico de Conrad Gesner; 4) identificar, de forma sumária, aspectos bibliográficos de Bibliotheca Universalis, do ponto de vista descritivo e semântico e 5) discutir seu sentido como dispositivo de mediação e memória bibliográfica.

Metodologia: Revisão de literatura a partir da perspectiva histórica.

Resultados: Gesner é um dos mais notáveis cientistas do período moderno, além de ser considerado o “pai da Bibliografia” e fundador da disciplina bibliográfica. Com Bibliotheca Universalis, delineou as práticas bibliográficas da Europa Moderna.

Conclusões: Bibliotheca Universalis é mais do que um produto cultural e documentário: arrola aspectos da cultura manuscrita e impressa e traz implicitamente uma profunda reflexão descritiva e semântica sobre os documentos e os saberes. Tais aspectos não só contribuem à configuração histórica e conceitual da Bibliografia enquanto disciplina, mas, sobretudo, evidenciam o pioneirismo bibliográfico do polímeta do Séc. XVI.

Palavras-chave


Bibliografia - história e teoria. Bibliógrafos - história. Bibliotheca Universalis - Séc. XVI. Conrad Gesner - 1516-1565. Cultura bibliográfica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p118

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional