Bibliografia: caminhos da história contada e da história vivida

Eduardo Alentejo

Resumo


Introdução: Trata sobre a Bibliografia tendo como referência sua historiografia. Tem por material as bibliografias citadas, os clássicos e os autores que marcaram o desenvolvimento da área.

Objetivo: Visa analisar a bibliografia como sendo campo de interesse científico, buscando responder quais são os caminhos de sua história contada e de sua história vivida que a legitimam como campo de interesses científicos?

Metodologia: A partir do método historiográfico, discorre sobre o estado atual do ensino brasileiro da Bibliografia. Mediante revisão de literatura, explica sua divisão em ramos e discorre sobre sua historiografia de acordo com contornos históricos dos quais envolvem aspectos tecnológicos da produção do conhecimento.

Resultados: Explica que a polifonia e a vulgarização acerca de seu campo científico são fenômenos com impactos às atividades intelectuais nacionais. Analisa conceitos que fundamentam e validam a Bibliografia como área do conhecimento. Atualiza e dá continuidade historiográfica da Bibliografia ao acrescentar reflexões sobre as épocas do trabalho bibliográfico na era digital. Os resultados apontam para a evolução da Bibliografia, tanto enquanto produto e serviço, como área científica em constante desenvolvimento.

Conclusões: Através da análise historiográfica, os caminhos da Bibliografia indicam que o campo de estudo é inesgotável, porque a pesquisa sobre o passado de bibliografia acumulada incluem aspectos teóricos que permanecem no tempo atual e sua atualidade expõe muitas possibilidades para o seu futuro. As bibliografias em ambiente Web permitem expandir entendimentos referentes ao acesso e ao uso da informação pela possibilidade de se empregar recursos tecnológicos capazes de aperfeiçoar suas funções sociais de acesso ao conhecimento, em distintos escopos.

Palavras-chave


Ensino no Brasil da bibliografia. Fundamentos da bibliografia. Ramos da bibliografia. Historiografia da bibliografia. Bibliografia na era digital.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p20

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional