As realidades de uma aventura documentária

Autores

  • Stephanie Manfroid Instituto Mundaneum

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p01

Palavras-chave:

Instituto Internacional de Bibliografia. Mundaneum. Repertório Bibliográfico Universal.

Resumo

Introdução: Sob o vocábulo Mundaneum se escondem instituições variadas. Hoje, esse é o nome de um centro de arquivos localizado na Bélgica e que conserva, preserva e valoriza o patrimônio sobre a bibliografia, a documentação e os registros imagéticos. Essa herança remonta ao século XIX, quando o Instituto Internacional de Bibliografia decidiu pela criação do Repertório Bibliográfico Universal.

Objetivo: A proposta deste trabalho é apresentar e descrever esse vasto repertório sintético, uma realização original em sua forma e em seu funcionamento. A denominação atual de “Google de Papel” serve bem à essa iniciativa, que promoveu a Classificação Decimal Universal (CDU). Sendo a primeira etapa da colaboração internacional que tinha por objetivo a paz mundial reuniu bibliógrafos e outros personagens de interesse mais amplo. Essa cooperação sob o espírito internacional é maior, se manifesta em novas esferas como a União das Associações Internacional no seio do Palácio Mundial-Mundandeum. Após a primeira Guerra Mundial, Bruxelas abriga o conjunto dessas iniciativas no seu centro internacional, dotado de um museu, uma biblioteca, do centro de documentação especializada, e um local de debate.

Metodologia: trata-se de um trabalho teórico, com fundamentação histórica e perfil descritivo, que procura problematizar e interpretar a construção histórica dos projetos que envolvem a história do Mundaneum.

Resultados: Reconhece-se aqui que uma universidade internacional é organizada para atender às ambições dos responsáveis por essas instituições. Paul Otlet e Henri La Fontaine, os pais por detrás de tal ideal, engendram essas instituições insuflando a cooperação intelectual internacional como um salto particular. De fato, eles lançam as bases da padronização das bibliotecas e estendem seu campo de aplicação às associações privadas.

Conclusões: Graças a esse diálogo permanente e à cooperação em grande escala, o universalismo do conhecimento alcança um grau de realização inédito, sem, para tanto, impor a paz.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Stephanie Manfroid, Instituto Mundaneum

Diretora dos Arquivos - Instituto Mundaneum, Bélgica.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Manfroid, S. (2015). As realidades de uma aventura documentária. Informação & Informação, 20(2), 01–19. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p01

Edição

Seção

Artigos