Descrição Arquivística: uma discussão conceitual

Luciane Paula Vital, Marisa Brascher

Resumo


Introdução: Contextualiza a atividade de descrição arquivística nos processos de organização e representação da informação.

Objetivo: Apresenta como objetivo identificar o conceito de Descrição Arquivística apresentado nos artigos científicos da Ciência da Informação.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que emprega técnicas da Análise de Conteúdo. Analisa 9 artigos científicos recuperados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e na base International Library and Information Science Abstracts (LISA), que atendem aos critérios estabelecidos.

Resultados: Considera o conceito de Descrição Arquivística, na literatura da Ciência da Informação analisada, uma forma de representação da informação através de um processo de análise, organização e registro da informação. A informação é representada através de elementos de estrutura (suporte e meios de acesso) e elementos de conteúdo e contexto.

Conclusões: Evidencia a escassez de trabalhos que apresentem uma discussão teórica acerca da temática e as possíveis aproximações com as áreas de organização e representação da informação.


Palavras-chave


Descrição Arquivística; Análise de conteúdo; Representação da informação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p213

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional