Análise de Redes Sociais no processo de mediação em rede de coautoria: avaliação das dinâmicas de colaboração docente
Resumo
Introdução: As redes de coautorias de produção científica nos programas de pós-graduação evidenciam as colaborações científicas existentes entre seus membros, sendo assim, o estudo destas redes por meio da Análise de Redes Sociais (ARS) ao apresentar sua estrutura e dinâmica, contribuem para realinhar e otimizar os esforços de pesquisa. Objetivo: Analisa a colaboração científica por meio das redes de coautoria formada entre os docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Metodologia: Utiliza o método da Análise de Redes Sociais (ARS). Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo. O universo constitui-se das produções científicas docentes do PPGCI/UFPB referentes ao triênio 2011-2013, declaradas em seus Currículos Lattes. Resultados: A rede delineada apresentou baixa densidade. Verificou-se que existe o destaque de alguns atores no que diz respeito a coautoria, conforme indicado pelas métricas obtidas. Conclusão: Os resultados encontrados fornecem subsídios para a melhoria do programa de pós-graduação estudado.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p417
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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)
DOI: 10.5433/1981-8920
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