Análise de Redes Sociais no processo de mediação em rede de coautoria: avaliação das dinâmicas de colaboração docente

Guilherme Ataíde Dias, Alzira Karla Araújo da Silva, André Luiz Dias de França, Liliane Braga Rolim Holanda de Souza, Anna Carollyna de Bulhões Moreira Silva

Resumo


Introdução: As redes de coautorias de produção científica nos programas de pós-graduação evidenciam as colaborações científicas existentes entre seus membros, sendo assim, o estudo destas redes por meio da Análise de Redes Sociais (ARS) ao apresentar sua estrutura e dinâmica, contribuem para realinhar e otimizar os esforços de pesquisa. Objetivo: Analisa a colaboração científica por meio das redes de coautoria formada entre os docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Metodologia: Utiliza o método da Análise de Redes Sociais (ARS). Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo. O universo constitui-se das produções científicas docentes do PPGCI/UFPB referentes ao triênio 2011-2013, declaradas em seus Currículos Lattes. Resultados: A rede delineada apresentou baixa densidade. Verificou-se que existe o destaque de alguns atores no que diz respeito a coautoria, conforme indicado pelas métricas obtidas. Conclusão: Os resultados encontrados fornecem subsídios para a melhoria do programa de pós-graduação estudado.


Palavras-chave


Rede de co-autoria. Colaboração científica. Análise de redes sociais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p417



  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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