Folksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais.

Autores

  • Maria Aparecida Moura Escola de Ciência da Informação da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1espp25

Palavras-chave:

Organização da Informação, Competência Classificatória, Folksonomias, Redes Sociais, Ambientes Colaborativos.

Resumo

O uso combinado dos sistemas de etiquetagem social (social tagging), da personalização tecnológica bem como do funcionamento colaborativo em redes sociais trouxe novos desafios à organização e à recuperação da informação contemporânea em ambientes colaborativos virtuais. Esses desafios estão, sobretudo, na alteração da mediação na organização e acesso à informação, hoje exercida e compartilhada de modo dinâmico pelos usuários finais por meio de um conjunto de camadas tecnológicas.  Neste artigo, analisam-se as implicações sociais e técnicas dos fatores intervenientes, notadamente as folksonomias e a personalização tecnológica, na organização da informação e do conhecimento em ambientes colaborativos. Sistematizam-se os acordos estabelecidos nos processos de organização da informação e recuperação da informação em ambientes colaborativos abertos. Apresentam-se os conceitos de identidade informacional, ambientes virtuais de trocas e culturas informacionais e o conceito de cultura classificatória (tagging literacy) que compreende as questões do usuário, na condição de ator principal na especificação de necessidades informacionais.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Aparecida Moura, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Coordena o Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (NEMUSAD).

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Moura, M. A. (2009). Folksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais. Informação & Informação, 14(1esp), 25–45. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1espp25

Edição

Seção

Artigos