A aplicação do PMBOK® na gestão de projetos em unidades de informação

Autores

  • Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit UDESC
  • Helio Aisenberg Ferenhof UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p306

Palavras-chave:

Gestão de Projetos, PMBOK, Unidades de Informação, Biblioteconomia, Bibliotecas

Resumo

Introdução: As unidades de informação devem ser cada vez mais vistas como organizações prestadoras de serviços cujo principal insumo é a informação que agrega valor às instituições e formação do capital intelectual. Esse contexto aponta uma necessidade de planejamento para atendimento das necessidades informacionais dos seus clientes. Objetivo: O objetivo deste estudo é apresentar a gestão de projetos como uma das alternativas para promover a eficácia no planejamento e execução em uma unidade de informação por meio de soluções que atendam estas necessidades. Metodologia: Um estudo bibliográfico e exploratório foi conduzido em busca reforçar que o uso das melhores práticas de gerenciamento de projetos pode ajudar muito a gestão de unidades de informação. Resultados: Como resultados obtidos, aponta-se que todas as dez áreas do PMBOK® são aplicáveis em unidades de informação e, cabe ao bibliotecário, promover a execução, acompanhamento e finalização desses processos. Conclusão: As unidades de informação têm como missão promover o acesso as fontes de informação e por isso é importante que sejam adotadas as boas práticas do PMBOK® pois aceleram o lançamento de produtos e serviços, reduzem custos, melhoram os controles de qualidade e otimizam recursos e esforços.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit, UDESC

Professora no curso de graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação na Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora na área de gestão de unidades de informação. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Formação em Bacharel em Biblioteconomia e Licenciatura em Pedagogia,

Helio Aisenberg Ferenhof, UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Bacharel em Ciência da Computação.

Referências

ALMEIDA, Maria Christina. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.
BOMFIN, David Ferreira; NUNES, Paula Cristine de Ávila; HASTENREITER, Flávio. Gerenciamento de projetos segundo o Guia PMBOK: desafios para os gestores. Revista de Gestão e Projetos - GeP, São Paulo, v. 3, n. 3, p 58-87, set./dez. 2012.
BRUSAMOLIN, Valério; MORESI, Eduardo. Narrativas de histórias: um estudo preliminar na gestão de projetos de tecnologia da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 1, jan./abr. 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009.
MAXIMINIANO, Antonio. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2002.
MONTEIRO, Nabor Alves; FALSARELLA, Orandi Mina. Um modelo de gestão da informação para aprendizagem organizacional em projetos empresariais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, 2007.
MONTEIRO, Nabor Alves; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Necessidades informacionais e aprendizagem no ciclo de vida de um projeto. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.5, n. 2, p. 53-66, jan/jun. 2008.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK®. 5. ed.[S.l.]: PMI, 2013.
VARGAS, Ricardo. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

Downloads

Publicado

2017-06-19

Como Citar

Spudeit, D. F. A. de O., & Ferenhof, H. A. (2017). A aplicação do PMBOK® na gestão de projetos em unidades de informação. Informação & Informação, 22(1), 306–330. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p306

Edição

Seção

Artigos