A aplicação do PMBOK® na gestão de projetos em unidades de informação

Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit, Helio Aisenberg Ferenhof

Resumo


Introdução: As unidades de informação devem ser cada vez mais vistas como organizações prestadoras de serviços cujo principal insumo é a informação que agrega valor às instituições e formação do capital intelectual. Esse contexto aponta uma necessidade de planejamento para atendimento das necessidades informacionais dos seus clientes. Objetivo: O objetivo deste estudo é apresentar a gestão de projetos como uma das alternativas para promover a eficácia no planejamento e execução em uma unidade de informação por meio de soluções que atendam estas necessidades. Metodologia: Um estudo bibliográfico e exploratório foi conduzido em busca reforçar que o uso das melhores práticas de gerenciamento de projetos pode ajudar muito a gestão de unidades de informação. Resultados: Como resultados obtidos, aponta-se que todas as dez áreas do PMBOK® são aplicáveis em unidades de informação e, cabe ao bibliotecário, promover a execução, acompanhamento e finalização desses processos. Conclusão: As unidades de informação têm como missão promover o acesso as fontes de informação e por isso é importante que sejam adotadas as boas práticas do PMBOK® pois aceleram o lançamento de produtos e serviços, reduzem custos, melhoram os controles de qualidade e otimizam recursos e esforços.


Palavras-chave


Gestão de Projetos; PMBOK; Unidades de Informação; Biblioteconomia; Bibliotecas

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria Christina. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.

BOMFIN, David Ferreira; NUNES, Paula Cristine de Ávila; HASTENREITER, Flávio. Gerenciamento de projetos segundo o Guia PMBOK: desafios para os gestores. Revista de Gestão e Projetos - GeP, São Paulo, v. 3, n. 3, p 58-87, set./dez. 2012.

BRUSAMOLIN, Valério; MORESI, Eduardo. Narrativas de histórias: um estudo preliminar na gestão de projetos de tecnologia da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 1, jan./abr. 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009.

MAXIMINIANO, Antonio. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2002.

MONTEIRO, Nabor Alves; FALSARELLA, Orandi Mina. Um modelo de gestão da informação para aprendizagem organizacional em projetos empresariais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, 2007.

MONTEIRO, Nabor Alves; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Necessidades informacionais e aprendizagem no ciclo de vida de um projeto. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.5, n. 2, p. 53-66, jan/jun. 2008.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK®. 5. ed.[S.l.]: PMI, 2013.

VARGAS, Ricardo. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p306

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional