Registro do patrimônio histórico rural a partir da história oral

Autores

  • Luzia Sigoli Fernandes Costa UFSCar
  • Luciana de Souza Gracioso UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p507

Palavras-chave:

Representação da informação, memória, patrimônio histórico, história oral

Resumo

Introdução: Descreve a atividade desenvolvida em fazenda histórica do interior do estado de São Paulo, com o intuito de registrar bens culturais imateriais para fins de documentação e preservação da memória social rural.

Objetivo: Coletar história oral sobre os modos de vida das fazendas históricas do interior de São Paulo com o intuito de preservar e divulgar este patrimônio imaterial.

Metodologia: Para coleta de dados, foram desenvolvidas entrevistas presenciais, a partir da abordagem metodológica de história oral, com apoio teórico pautado em S. Ranganathan, com dez ex moradores, funcionários e proprietários da Fazenda Santa Maria do Monjolinho.

Resultados: As entrevistas foram tabuladas e analisadas e os resultados foram utilizados para a produção de um documentário sobre os modos de vida da rural.

Conclusão: Conclui-se que foi possível promover a sensibilização das comunidades locais para a valorização de seu próprio patrimônio histórico, estimular a formação de consciência crítica e desenvolvimento de atitudes favoráveis à valorização e preservação do patrimônio cultural, e confirmar que ações de coleta, registro e disseminação do patrimônio histórico podem sensibilizar também, a médio prazo, o poder público para a incorporação de políticas voltadas à proteção do patrimônio cultural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luzia Sigoli Fernandes Costa, UFSCar

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Luciana de Souza Gracioso, UFSCAR

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (IBICT/UFF) Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Costa, L. S. F., & Gracioso, L. de S. (2015). Registro do patrimônio histórico rural a partir da história oral. Informação & Informação, 20(3), 507–528. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p507

Edição

Seção

Relatos de Experiência