Presença de e-books nos acervos de bibliotecas universitárias

Gabriele Maris Pereira Fenerick, Marcia Regina Silva, Ieda Pelógia Martins Damian

Resumo


Introdução: A configuração atual da biblioteca tem se modificado. O principal ponto de mudança relaciona-se a desmaterialização dos seus acervos, ou seja, a constituição de acervos digitais. Embora a presença de obras digitais nesses ambientes informacionais seja cada vez mais comum, ainda há muitas questões a serem discutidas em relação à aquisição e acesso a esses recursos.

Objetivo: Analisar a presença de e-books nos acervos de bibliotecas universitárias nacionais e internacionais com intuito de levantar aspectos relacionados à aquisição e acesso a essas obras.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que compreende revisão de literatura, análise dos sites de bibliotecas universitárias nacionais e internacionais, aplicação de questionários, enviados por e-mail, a bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas das instituições pesquisadas.

Conclusões: Os resultados demonstram fragilidades na forma de gestão e divulgação do acervo digital, tal problemática, impacta diretamente no desenvolvimento de coleções digitais, no acesso e apropriação de informações. Com usuários cada vez mais autossuficientes, é importante que os mesmos sejam envolvidos no processo de tomada de decisões relacionadas à seleção de e-books, bem como tenham conhecimento das obras que compõem o acervo das bibliotecas. 


Palavras-chave


Aquisição de e-books; Divulgação de e-books; Bibliotecas universitárias; Acesso à Informação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p185

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional