Mediação da informação e mediação pedagógica: discussões conceituais

Helena Célia de Souza Sacerdote, Jorge Henrique Cabral Fernandes

Resumo


Introdução: Trata-se de sistematização de contribuições teórico-metodológicas relacionadas aos conceitos de mediação da informação e mediação pedagógica descritos na literatura.

Objetivo: Compreender possível intersecção entre a Ciência da Informação e a Educação online no que diz respeito a esses conceitos para verificar se ambos podem ser considerados como análogos em sua essência e práxis.

Metodologia: Revisão bibliográfica baseada na literatura especializada por meio de consulta a produções científicas selecionadas em busca nos bancos de dados do SciELO.ORG e EBSCO Host, no portal de periódicos CAPES/MEC e no Google Acadêmico.

Resultados: Os conceitos mais citados na Ciência da Informação e na Educação foram de Almeida Junior (2009) e de Masetto (2013), respectivamente.

Conclusão: Observa-se que o conceito de mediação pode transitar intercambiavelmente entre ambas as áreas. Isso por que as evidências encontradas nas produções dos últimos cinco anos indicam que o conceito de mediação de informação parece ter encontrado suas bases na área de Educação.


Palavras-chave


Mediação da Informação; Mediação Pedagógica; Educação Online; Ciência da Informação

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação, João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 89-103, dez. 2009. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/17>. Acesso em: 27 out. 2014.

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Gestão da informação e do conhecimento. São Paulo: Polis, 2008. p. 41-54.

AMARO, Rosana. Mediação pedagógica online: análise das funções do tutor na Universidade Aberta do Brasil. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

CORDA, Maria Cecilia. Information management and mediation in a digital reference service focused in social sciences. Brazilian Journal Of Information Science, Marilia, v. 2, n. 6, p. 89-104, dez. 2012. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/2756>. Acesso em: 3 nov. 2014.

CRIPPA, Giulia; CARVALHO, Larissa Akabochi. A mediação da informação através da comunidade virtual Anobii: um estudo de caso. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 35, n. 17, p. 97-120, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/15182924.2012v17n35p97/23584>. Acesso em: 1 nov. 2014.

CUSTÓDIO, Pollyana Ágata Gomes da Rocha. Um estudo da mediação da informação na produção científica da pós-graduação em educação da UNESP/Campus de Marília: análise das citações e cocitações. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 23, p. 202-225, jan. 2012. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1898/Pollyana >. Acesso em: 2 nov. 2014.

FARIAS, Maria Giovanna Guedes; VARELA, Aida Varela; FREIRE, Isa Maria. Construção e acionamento de um modelo de mediação da informação. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 3, n. 23, p. 175-188, set. 2013. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/17315/10214>. Acesso em: 3 nov. 2014.

FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2004.

GOMES, Henriette F. A mediação da informação, comunicação e educação na construção do conhecimento. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, fev. 2008. Disponível em: http://www.dgz.org.br/ fev08/Art_01.htm>. Acesso em: 5 jan. 2016.

GUTIERREZ, Francisco; PIETRO, Daniel. A mediação pedagógica: educação a distância alternativa. São Paulo: Papirus, 1994.

LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa (Monografias, Dissertações, Teses e Livros). Aparecida (S.P.): Ideias & Letras, 2008.

LEODORO, Silvana Aparecida Pires. A disciplina sociologia no ensino médio: perspectivas de mediação pedagógica e tecnológica. Um diálogo possível. 2009. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2014.

LOZANO, Taissa Vieira et al. Mediação e interação na educação a distância: relação professor e aluno. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 1., 2014, São Carlos. Anais... São Carlos: SIED, 2014. p. 1-13. Disponível em: http://www.siedenped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/670/385>. Acesso em: 8 nov. 2014.

MALLMANN, Elena Maria. Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. 2008. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2014.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel (Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 20. ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 133-179.

MOREIRA, Walter. Revisão de literatura e desenvolvimento científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus, Lorena, v. 1, n. 1, p. 130, out. 2004. Disponível em: http://www.publicacoes.fatea.br/index.php/janus/article/viewArticle/1>. Acesso em: 26 out. 2014.

SACERDOTE, Helena Célia de Souza. Análise da mediação em educação online sob a ótica da análise de redes sociais: o caso do curso de especialização em gestão da segurança da informação e comunicações. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/ article/view/235/22>. Acesso em: 20 out. 2014.

SCHNITMAN, Ivana Maria. A mediação pedagógica e o sucesso de uma experiência educacional on-line. Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p. 287-314, nov. 2011. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/ article/view/2263/pdf_61>. Acesso em: 7 nov. 2014.

SILVA, Fernando Marcos da. Mediação computacional como fator de motivação e de aprendizagem significativa no ensino de ciências do 9º ano: tópicos de astronomia. 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010. Disponível em: https://mestrado.prpg.ufg.br/up/97/o/Diss_047.pdf>. Acesso em: 24 out. 2014.

SOUSA, Beatriz A. Glossário: biblioteconomia – arquivologia – comunicação e ciência da informação. 2. ed. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2008.

VARELA, Aida; BARBOSA, Marilene L. A. Aplicação de teorias cognitivas no tratamento da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 116-128, jul./dez. 2007. Disponível em: http://www.febab.org.br/rbbd/index.php/rbbd/article/view/65/56>. Acesso em: 4 dez. 2011.

VECHIATO, Fernando Luiz; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Contribuições de elementos do construtivismo e da mediação da informação para a inclusão digital de idosos. Informação & Informação, Londrina, v. 2, n. 15, p. 40-59, dez. 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/ article/view/6623/6997>. Acesso em: 8 nov. 2014.

ZINS, Chaim. Conceptions of information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 58, n. 3, p. 335-350, 2007. Disponível em: http://www.success.co.il/is/zins_conceptsof_is.pdf>. Acesso em: 15 out. 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p407

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional