Produção dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no currículo da Plataforma Lattes

Valmira Perucchi, Suzana Pinheiro Machado Mueller

Resumo


Introdução: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados para estimular a qualificação dos indivíduos em tecnologia e inovação e a produção de inovações tecnológicas. A escolha dos canais de comunicação utilizados por seus professores deve refletir essa intenção, uma vez que a produção bibliográfica e a produção tecnológica se utilizam de canais diferentes.

Objetivo: Identificar e analisar quantitativamente as atividades de pesquisas realizadas pelos professores/pesquisadores dos Institutos Federais registradas em seus currículos Lattes, sob o ponto de vista da natureza dos canais utilizados em sua divulgação.

Metodologia: Análise quantitativa realizada com técnicas bibliométricas.

Resultados: Os resultados mostram que a produção bibliográfica supera quantitativamente a produção técnica, inovação, patentes e registros.

Conclusões: A produção dos professores/pesquisadores não reflete com clareza a natureza voltada à tecnologia e inovação dos Institutos Federais.


Palavras-chave


Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Produção bibliográfica. Produção técnica. Produção em inovação. Produção em patentes e registros.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p111

  

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ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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