Comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Autores

  • Francisca Ramalho Universidade Federal da Paraíba
  • Hanna Hamad Universidade Federal da Paraíba
  • Ítalo José Bastos Guimarães Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p230

Palavras-chave:

Necessidade de Informação, Busca de Informação, Uso da Informação, Deficientes Visuais

Resumo

Introdução: O processo de busca de informação relaciona-se com as necessidades do indivíduo e o modo como ele procura a informação necessária a suprir sua lacuna cognitiva, apreendendo informação e transformando-a em conhecimento, envolvendo habilidades intelectuais como a decodificação e interpretação, possibilitando estabelecer uma relação entre o conhecimento existente e o proveniente de novas informações.

Objetivo: Analisar do comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atendidos pelo Núcleo de Educação Especial (NEDESP).

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário aplicado com dez usuários deficientes visuais. O modelo de comportamento de busca da informação desenvolvido por David Ellis norteou a realização da pesquisa.

Resultados: Os apontamentos demonstram que as principais necessidades de busca de informação estão associadas às atividades acadêmicas, como seminários, provas e elaboração de artigos. No processo de busca, os discentes usam a internet como principal fonte de informação. A adequação da informação com a necessidade do usuário é realizada através da busca por fontes seguras, confiança nos amigos, filtragem das informações relevantes, disseminação da informação por várias pessoas e consolidação da informação. As maiores dificuldades encontradas são a falta de acessibilidade em sites na internet e a ausência de materiais disponíveis em braille.

Conclusões: É necessário adotar medidas corretivas, preventivas e assistivas, pela Universidade, para suprir as lacunas informacionais e adequação as reais necessidades dos deficientes visuais.

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Biografia do Autor

Francisca Ramalho, Universidade Federal da Paraíba

Licenciatura em Francês (1971), Bacharelado em Biblioteconomia (1975) e Especialização em Sistemas de Bibliotecas Públicas (1978) pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Administração de Bibliotecas (1982) pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências da Informação (1992) pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Atualmente, é professora Associada do Departamento de Ciência da informação da Universidade Federal da Paraíba.

Hanna Hamad, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB.

Ítalo José Bastos Guimarães, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2016-06-24

Como Citar

Ramalho, F., Hamad, H., & Guimarães, Ítalo J. B. (2016). Comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Informação & Informação, 21(1), 230–256. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p230

Edição

Seção

Artigos