Produção intelectual docente do Instituto de Matemática/UFRGS

Daniela Gralha de Caneda Queiroz, Ana Maria Mielniczuk de Moura

Resumo


Esse estudo é uma pesquisa bibliométrica, cujo objetivo é avaliar a produção docente do Departamento de Estatística (DEST) e do Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA) do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em relação aos artigos de periódicos publicados eletronicamente, entre 2007 e 2011. São objetivos específicos desse estudo: analisar a produtividade de artigos publicados no período por docente, verificar o Qualis e a nacionalidade dos periódicos e avaliar o nível de colaboração entre os autores e entre as instituições. É um estudo de caráter descritivo, de abordagem quantitativa, sob forma de levantamento, que teve suas respostas analisadas na figura de quadros, tabelas, gráficos e grafos. Apresenta como resultados a produtividade de 177 artigos, sendo a produção do DEST (64,4%) superior a do DMPA (35,6%). Mostra que os Qualis dos periódicos analisados possuem, em sua maioria, Qualis B1 (27,11%), B2 (16,38%) e A2 (15,81%). Constata que os periódicos são em sua maioria estrangeiros (62%), em detrimento dos nacionais (38%). Expõe que os docentes do IM possuem elevado nível de colaboração, constituindo uma rede densa de relacionamento. Explana que há um bom nível de colaboração interinstitucional, na sua maioria com instituições nacionais. Sugerem-se novos estudos qualitativos para o encontro de respostas de questões que ficaram em aberto.

Palavras-chave


Bibliometria. Produção docente. Periódicos. Coautoria. Colaboração interinstitucional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p86

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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