As múltiplas sintaxes dos mecanismos de busca no ciberespaço.

Autores

  • Silvana Drumond Monteiro UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1espp68

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Mecanismos de Busca. Ciberespaço. Sintaxes. Semiótica.

Resumo

No período pós-moderno as máquinas estão organizando o conhecimento por meio dos mecanismos de busca. Para discutir e conhecer melhor essa realidade, o artigo propõe uma tipologia para os mecanismos de busca, visando a ilustrar as múltiplas sintaxes de organização e busca do conhecimento e informação no ciberespaço. Dessa forma, apresenta as categorias de classificação: anatomia, que são os processos básicos de funcionamento desses buscadores, ou seja, crawling, indexing e searching; a forma geral de indexação ou organização, que são os diretórios, programas, metabuscadores e híbridos; a ordenação e apresentação dos resultados, que refletem as múltiplas sintaxes; e o paradigma semiótico, que ilustra a multiplicidade semiótica dos mecanismos de busca. A partir dessa tipologia, os buscadores são exemplificados e discutidos, abarcando esse cenário de múltiplas sintaxes de indexação e busca da informação e conhecimento no ciberespaço e ao mesmo tempo construindo uma ontologia desse objeto. O ciberespaço sempre terá e trará o problema da taxonomia do conhecimento e da multiplicidade dos signos, seja em sua representação ou organização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvana Drumond Monteiro, UEL

Profa. Adjunto do Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Comunicação e Semiótica. Pesquisadora PQ2. Diretora de Apoio à Ação Pedagógica, Pró-Reitoria de Graduação. Líder do Grupo "Informação e Conhecimento no Ciberespaço."

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Monteiro, S. D. (2009). As múltiplas sintaxes dos mecanismos de busca no ciberespaço. Informação & Informação, 14(1esp), 68–102. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1espp68

Edição

Seção

Artigos