Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru

Autores

  • Tamara de Souza Brandão Guaraldo Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p215

Palavras-chave:

Práticas de informação. Mediação. Cartas de leitores. Recepção.

Resumo

Introdução: O presente estudo trata sobre o sujeito leitor em sua prática de informação e leitura no jornal popular BOM DIA Bauru. Desse modo, o artigo se propôs estudar a questão do leitor e sua prática de informação e leitura cotidiana nas cartas de leitores.

Objetivo: Conhecer o sujeito leitor em sua prática de leitura de jornal, numa mediação em que efeitos de sentido são produzidos a partir da apropriação da informação.

Metodologia: Foram selecionadas trinta cartas de leitores tendo como tema a mudança de layout e editorias do jornal em setembro de 2010, com uso da metodologia da Análise de Discurso.

Resultados: As cartas de leitores analisadas demonstram que os leitores são ativos na maneira em que aceitam, negam ou reproduzem o discurso do jornal no processo de recepção. Os leitores do BOM DIA Bauru apontam como critérios de relevância da informação: o tamanho da fonte, o layout, a impressão, o uso e o conteúdo.

Conclusões: Destaca as apropriações e resistências do público leitor em sua prática de informação e leitura e contribui para ampliar as discussões sobre a variedade de leitores existentes, numa realidade de mudança socioeconômica que suscita contradições, mas que permite a esse leitor adquirir materiais para ler.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora dos cursos de Comunicação Social da UNESP/Bauru.

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Guaraldo, T. de S. B. (2014). Mediação e apropriação da informação nas cartas de leitores: práticas de informação e leitura do jornal Bom Dia Bauru. Informação & Informação, 19(2), 215–240. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p215

Edição

Seção

Artigos