A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.
Resumo
Introdução: Aborda a mediação da informação a partir do seu objetivo implícito de atuar no desenvolvimento do protagonismo social.
Objetivo: Ampliar o debate e as reflexões em torno das dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação.
Metodologia: Caracteriza-se como estudo bibliográfico a partir da associação de obras que focalizam as temáticas consciência, estética, educação e ética, com outras já adotadas na literatura da área para tratar da mediação da informação.
Resultados: As dimensões dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação se apresentam como tópicos temáticos para o aprofundamento dos estudos da área.
Conclusões: A mediação da informação caracteriza-se como uma ação dependente do processo dialógico e do nível de conscientização do mediador quanto ao seu próprio papel protagonista. Assim, o estudo dessas dimensões pode fazer avançar o aporte teórico para o desenvolvimento de novas experiências no âmbito da ação mediadora do acesso, uso e apropriação a informação, voltada à formação do protagonismo social.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p46
Inf. Inf.
ISSN: 1981-8920 (versão somente online)
DOI: 10.5433/1981-8920
e-mail: infoeinfo@uel.br
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional