Mediação da informação: um olhar sobre o portal LTi a partir literatura indexada na Brapci.

Isa Maria Freire

Resumo


Introdução: Apresenta resultados de pesquisa exploratória sobre a produção científica publicada sobre a temática <mediação da informação> no campo da Ciência da Informação, no Brasil, com vistas à identificação de abordagens teóricas e epistemológicas.

Objetivo: Observar, na literatura indexada na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, os indícios de abordagens sobre a temática <mediação da informação>, no Brasil.

Metodologia: A pesquisa utilizou o método indiciário e o procedimento de brauseio para buscar a produção científica sobre a temática <mediação da informação> na Brapci, selecionando 13 artigos, publicados em nove periódicos, que apresentam o termo de busca nos títulos e palavras-chave, para compor uma amostra do território da literatura, onde os indícios de abordagens foram observados.

Resultados: Observamos que os artigos que compõem a amostra apresentam os indícios de várias temáticas relacionadas a <mediação da informação>, destacando-se: <mediação humana>, <leitura>, <ação cultural>, <cultura>, <competência informacional>, <fluxos de informação>, <tecnologia da informação e comunicação>.

Conclusão: Cotejamos os resultados da nossa observação com aqueles obtidos na pesquisa de Gomes (2010) sobre a produção na temática <mediação da informação>, embora usando metodologia diferente da adotada neste exercício, encontrando similaridades que tanto confirmam nossos resultados quanto ratificam a metodologia que adotamos.


Palavras-chave


Mediação da informação. Literatura científica – Brasil. Paradigma indiciário. Regime de informação. Brapci.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p23

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional